27 julho 2016

Peregrinos de Braga em festa na JMJ

dacs

Grupo tem que fazer várias horas de viagem por dia, mas afirma que "tudo compensa".

O Coordenador do Departamento de Jovens da Arquidiocese de Braga, Alberto Gonçalves, descreveu a experiência até agora como uma “aventura simpática” e referiu que o grupo de Braga, hospedado em Chelmek, todos os dias tem que percorrer de comboio uma distância de 60 e poucos quilómetros, o que se traduz em mais de uma hora de viagem até às instalações da JMJ.

“Mas compensa com aquilo que vivemos e a que assistimos. As actividades, as festas, as catequeses, tudo. Hoje temos a LusoFesta e estamos bastante entusiasmados, vão reunir-se milhares de portugueses e vai ser óptimo”, sublinhou.

O grupo que partiu de Braga, composto por 350 pessoas – tendo a maioria viajado de autocarro até à Polónia e apenas 126 tendo optado por transporte de avião – teve hoje de manhã uma catequese “muito enriquecedora” com o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

Uma parte dos peregrinos oriundos de várias paróquias bracarenses já visitou Auschwitz na segunda-feira e outra parte prepara-se para fazê-lo amanhã, já que as visitas carecem de inscrição e marcação prévia.

Alberto Rodrigues afirmou ainda que o ambiente do dia de hoje é “particularmente de festa” pela chegada do Papa Francisco, havendo ainda maior segurança nas ruas e partes da cidade que se encontram bloqueadas, permitindo apenas deslocações pedonais.

LusoFesta deixa portugueses em euforia

De acordo com o padre Eduardo Novo, Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica, em declarações à Agência Lusa, a  fadista Cuca Roseta participa hoje na LusoFesta,  durante a qual, “além de cantar, irá partilhar o seu testemunho de fé e de vida” aos sete mil portugueses esperados no encontro.

A participação da artista, afirmou Eduardo Novo, visa “aliar a fé e a cultura”.
“Queremos que os jovens bebam do testemunho e do exemplo de quem tem talento e o coloca ao serviço como dom, e não tem medo de o expressar publicamente. A importância de aliar esforço, dedicação, trabalho, empenho, ser feliz naquilo que se faz… Ousadia de educar com valores...”, afirmou o responsável.

Segundo o padre Eduardo Novo, perante o convite feito para participar na JMJ, Cuca respondeu que o via como um presente. “Com 34 anos vou finalmente à JMJ e cantar. Acho que agora vou finalmente poder unir o fado ao meu lado espiritual na LusoFesta”, referiu a cantora.

O Festival decorre entre as 14h00 e as 18h30 locais, no pavilhão de congressos.