Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 30 Abr 2019
Projeto ICTHUS
PARTILHAR IMPRIMIR

O QUE É O ICTHUS?

ICTHUS, projeto lançado no ano de 2018 pela Pastoral Universitária de Braga, consiste numa proposta de caminho de autoconhecimento e de aprofundamento da fé, no qual se propõe um percurso para se compreender a relação com Deus e com a espiritualidade, lado a lado com os ensinamentos da Igreja. 

Este projeto tem a duração de cerca de um ano durante o qual se desenvolvem encontros de carácter formativo que pretendem promover a reflexão, o encontro com o outro e um sentimento de pertença a uma comunidade que partilha as suas experiências espirituais e a sua relação com Deus e a Igreja. 

Paralelamente a este percurso formativo que se centra no aprofundamento da relação com Cristo e a sua história, o projeto ICTHUS promove também a reflexão sobre a cultura e a histórico das religiões que convivem no mesmo espaço sagrado que é a Terra Santa.

Este caminho ao longo do ano culmina numa missão de curta duração, de aproximadamente 2 semanas, num país do Médio Oriente.

QUEM PARTICIPA?

O projeto destina-se a jovens que procuram encontrar coordenadas e orientação para a sua vivência religiosa. 

Todos os anos formar-se-á um grupo com um número reduzido de participantes que farão uma caminhada de preparação de 7 meses, com encontros semanais e encontros espirituais, nos quais lhes é apresentado um conjunto de ações para os levar a refletir sobre as diversas dimensões que suportam as diversas fases deste projeto.

PORQUÊ O NOME ICTHUS?

O nome e o logo do ICTHUS surge por se tratar do símbolo dos primeiros cristãos, que eram perseguidos e que usavam o símbolo do peixe como forma de se identificarem. 

O grupo denomina-se ICTHUS, tendo ido buscar ao símbolo do Cristianismo primitivo o sentido para a sua missão: compreender a nossa origem cristã, fortalecer a Fé e conhecer o espaço geográfico que abarca as raízes da nossa religião e sociedade.

A palavra “ICTHUS”, que em grego significa “peixe” apresenta o código que representada os primeiros cristãos “IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER”, que à letra significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui