Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Salicus
Juvenal Dinis | 11 Jan 2017
SALICUS
A SALICUS – Revista de Música Litúrgica é a nova revista da Arquidiocese de Braga para a promoção e formação da Música Litúrgica; é uma revista nova que pretende ser um contributo na área da Música Litúrgica para os coros paroquiais, escolas de música, conservatórios e universidades.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

SALICUS – é a mais recente Revista de Música Litúrgica em Portugal, lançada em dezembro passado. Com ela saiu também a Separata nº 1, uma produção associada à Revista, desta vez dedicada a São Frutuoso, em atenção à comemoração 1350 anos da sua morte. Foram apresentadas durante o Concerto dedicado a São Frutuoso, na Sé Catedral. Do programa, interpretado pelo Coro dos alunos de Música da Universidade do Minho, pudemos escutar “a narração da vida de São Frutuoso”, através uma recitação salmódica cantada. Além disso, foi cantado o silêncio - “Capite Silentium”, matriz da vida monástica frutuosiana, nas criações musicais que os compositores Eurico Carrapatoso, Hugo Fernández Languasco, François Nicolas e Jean-Pierre Leguay fizeram. Foi um extraordinário momento de música sacra, de elevação do espírito até Deus, em homenagem a São Frutuoso. 

A SALICUS – Revista de Música Litúrgica é a nova revista da Arquidiocese de Braga para a promoção e formação da Música Litúrgica; pretende ser um contributo na área da Música Litúrgica para os coros paroquiais, escolas de música, conservatórios e universidades.

Este projeto tem como objetivo: continuar a apresentar cânticos novos; revitalizar cânticos já existentes enriquecendo-os com novos arranjos e novas harmonizações; ajudar organistas no exercício do seu ministério, dando elementos para que introduzam, acompanhem e concluam os cânticos; auxiliar os diretores de coro a preparar os ensaios e a escolher reportório litúrgico adequado; e informar sobre eventos da música sacra, nomeadamente concertos e ações de formação.

Será uma publicação semestral e terá também uma Separata anual com temáticas próprias com um grau de dificuldade maior. 

Temos números disponíveis, bem como a possibilidade de fazer novas assinaturas e dar sequência às dos antigos assinantes da NRMS (Nova Revista de Música Sacra). Quem assim entender beneficiar de mais esta fonte de alimentação da Música Litúrgica e Sacra, disponha. Para os interessados, quer da Revista quer da Separata, e mesmo para adquirir exemplares, contactar: salicus@arquidiocese-braga.pt 

 

Braga, 10 de Janeiro de 2017.

Cumprimentos,

O Diretor

Juvenal Dinis

PARTILHAR IMPRIMIR
Salicus
Contactos

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui