Padroeiro
 
Apóstolo e mártir 
São Bartolomeu

                                       
 
Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay.  Há historiadores que também mantêm uma referência patronímica, mas dá outro significado para o nome: Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Esta última hipótese não é inverossímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência na Judeia da época.
 
Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente e seu nome consta apenas nas listas dos doze. No entanto, segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).
 
Como narra a Bíblia, São Filipe comunicou a Natanael (São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias, e que esse provinha de Nazaré, ao que Natanael responde dura e preconceituosamente: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a). Essa observação é importante indicador das expectativas judaicais quanto à vinda do Messias, então tidas.
 
                                         
 
No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?". Jesus responde de forma que não podemos compreender claramente somente através das Escrituras: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Com certeza se tratava de um momento crítico e decisivo na vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".
 
Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.
 
                                                  
 
O Papa Bento XVI na audiência do dia 4 de outubro de 2006 disse estas palavras que concluem o ensinamento da vida de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
Pároco
Padre Manuel Domingos Sampaio Viana
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mar (São Bartolomeu)
João Cepa | 21 Fev 2020
Lausperene paroquial de S. Bartolomeu do Mar
A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar vai viver, nos próximos dias 29 de fevereiro e um de março, o sagrado lausperene, quase 24 horas de louvor perene a Jesus Eucaristia, presente na hóstia consagrada exposta na custódia.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar vai viver, nos próximos dias 29 de fevereiro e um de março, o sagrado lausperene, quase 24 horas de louvor perene a Jesus Eucaristia, presente na hóstia consagrada exposta na custódia. Os turnos de adoração são os seguintes:

DIA 29 (sábado)

19h00 – Eucaristia de abertura.

20h00 – Adoração pelo Movimento Encontros de Jovens Shalom.

21h00 – Adoração pelo Agrupamento de Escuteiros.

22h00 – Adoração pelo Movimento da Mensagem de Fátima.

23h00 – Bênção do Santíssimo Sacramento e interrupção.

DIA 01 (domingo)

07h30 – Eucaristia de reabertura.

08h00 – Adoração pelo grupo bíblico.

09h00 – Adoração pela Ação Católica Rural.

10h00 – Adoração pelas crianças da catequese paroquial e respetivas catequistas.

11h00 – Adoração pelos adolescentes da catequese paroquial e respetivas animadoras.

12h00 – Olívia Afonso Dias Moreira e Maria Eugénia de Carneiro Cepa.

13h00 – Rosa Maria Sampaio Viana Ferreira, Maria da Conceição Martins Arezes, Edite Maria Lima Saleiro.

14h00 – Augusta de Jesus Fernandes Gomes, Maria da Conceição Lima Sampaio e Maria de Fátima Lopes Pires Laranjeira.

15h00 – Maria de Lurdes Saleiro Laranjeira, Maria Antónia Cepa Alves e Maria de Lurdes Lima dos Santos.

16h00 – Maria Celeste Cepa Maranhão, Manuel Abílio Cerqueira Enes, Maria da Conceição Martins Arezes e Maria de Lurdes Lima Saleiro Abreu Figueiredo.

17h00 – Isabel Cerqueira Enes Oliveira, Elisabete Viana da Silva e Alexandra Maria Abreu Capitão Figueiredo.

18h00 – Beatriz Vaz Saleiro de Abreu, Manuel Vaz Saleiro de Abreu e Maria Antónia Cepa Alves.

19h00 – Bênção do Santíssimo Sacramento e Eucaristia de encerramento.

Cada pessoa verá que tempo poderá dar de adoração a Jesus Sacramentado, mesmo fora das horas indicadas para si ou o seu grupo. Vamos fazer do sagrado lausperene uma festa de louvor ao Santíssimo Sacramento. Se for como nos anos passados, já estará muito bem.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mar (São Bartolomeu)
Casa Paroquial
Morada

Rua 24 de Agosto, 61
4740-511 Mar

TEL

918151477

TLM

918151477

Cartório Paroquial Cartrio Paroquial
Eucaristias
Eucaristias
Confissões
Confisses
Visitas aos Doentes
Visitas aos Doentes