Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência. Inscrições abertas.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter de Sínodo da Família
21 Out 2015
Glossário
Termos essenciais para perceber o Sínodo.

Círculos Menores: São grupos de aprofundamento, de elaboração de ideias, constituídos segundo as línguas em que se trabalha no Sínodo. Constituem aquilo a que numa linguagem corrente se chama grupos de estudo, de aprofundamento ou trabalho.

Congregações Gerais: Reuniões ou assembleias plenárias.

Exortação Apostólica: Documento pontifício de âmbito catequético, contém recomendações que se dirigem a um determinado grupo de pessoas. As Exortações Apostólicas são geralmente promulgadas depois de um Sínodo de Bispos, daí a denominação “Pós-Sinodal”.

Instrumentum Laboris: Resultado da pesquisa promovida pelo Documento Preparatório, que no caso do Sínodo da Família incluía um questionário com 39 perguntas enviado a todas as dioceses do mundo. O Instrumentum Laboris é entregue aos membros de direito da Assembleia Sinodal para que, até à realização da Assembleia Geral, o texto seja estudado e avaliado pelas respectivas Conferências Episcopais, a fim de se chegar à apresentação que cada presidente fará durante a assembleia como contribuição específica aos trabalhos sinodais. O documento do Sínodo 2015 tem quase oitenta páginas e está dividido em três partes (“A escuta dos desafios sobre a família", "Discernimento vocacional familiar" e "A missão da família hoje").

Lineamenta: Texto escrito como preparação para a convocatória de uma assembleia extraordinária de bispos (anterior ao acontecer de um sínodo propriamente dito). Encoraja os bispos a convidar todos os fiéis a participarem, para que os prelados possam posteriormente discutir os resultados das questões e a partir deles possam fazer um inventário pastoral.

Relatio Synodi: Relatório conclusivo da assembleia extraordinária, elaborado a partir das síntese das intervenções dos padres sinodais e que serve de documento preparatório para a assembleia ordinária.

Relator: O mesmo que porta-voz.

Sínodo da Família