XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 11 Set 2020
Effathá#200
Boletim Paroquial de 14 a 20 de Setembro

JUBILEU PELA TERRA – TEMPO DA CRIAÇÃO: o Tempo da Criação começa a 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação, e termina a 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. O tema de 2020: «Jubileu pela terra: Novos ritmos, nova esperança». Rezemos pela nossa “casa comum” e por aqueles que a cuidam e governam, sentindo-nos todos cuidadores e governantes desta Terra.

COORDENAÇÃO DA CATEQUESE: no 17, às 21h15, há encontro para a Equipa de Coordenação da Catequese.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: dia 18 de setembro, sexta-feira, das 17h às 19h.

ACOLHIMENTO DO DIÁCONO PAULO PEREIRA: dia 19, na Eucaristia da comunidade, acolheremos o Diácono Paulo Pereira, natural da paróquia de Covide, Arciprestado de Terras de Bouro. Ele estará entre nós para fazer o seu estágio pastoral, em ordem à ordenação presbiteral. Que a comunidade e os seus movimentos e grupos de apostolado, conscientes do seu discipulado missionário, saibam acolher este jovem, animando-o na Fé e fortalecendo-o na Esperança, para que possa vir a ser o sacerdote que Deus quer, para a Igreja, ao serviço da humanidade.

MATRÍCULA - PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas serão feitas no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Para inscrever-se na catequese as famílias devem estar inscritas na paróquia. Obrigado.

INÍCIO DA CATEQUESE: neste momento, face ao desenvolvimento da pandemia, não há data prevista para o início da Catequese. Pedimos a vossa compreensão e atenção para quando houver uma data para se começar a catequese.

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: neste momento não nos é possível fazer a visita aos doentes e idosos. Contudo, se o doente ou idoso o desejar, para a celebração da Santa Unção ou para a confissão e comunhão, pedimos que nos informem para o efeito. A atenção de todos é o benefício da comunidade. Rezamos com os nossos doentes e idosos e pedimos-lhes que rezem por nós. Obrigado.

CUIDADOS A TER NA MISSA - PANDEMIA: com gratidão, reconhecemos o serviço de tantos de nós no acolhimento a cada irmão na missa e na higienização dos espaços. Estamos também gratos pela forma responsável como todos nos temos comportado. Contudo, não podemos esmorecer nem desleixar no cuidado uns pelos outros: uso da máscara, sentar-se nos lugares indicados, se for famílias procurar um banco onde fiquem apenas a família, na Comunhão respeitar as distâncias e procurar não tocar em ninguém, não sair todos ao mesmo tempo e não ficar no adro a conversar em grandes grupos... Todos os cuidados são sempre poucos. Bastam os pequenos gestos para mudar muito. Sejamos comunidade hospitaleira e fraterna, de acolhimento e respeitando-nos mutuamente.

MOVIMENTOS PAROQUIAIS - NOVO ANO PASTORAL: por mail chegou o programa pastoral arquidiocesano. Iniciaremos um novo ciclo de três anos, agora dedicados à CARIDADE, como manifestação do rosto de Deus que anunciamos e concretização vital no relacionamento com as pessoas e sociedade. Será ela a determinar os passos pastorais dum novo ciclo. Não deixaremos de ser Igreja que sai em missão com alegria, para multiplicar a esperança. Empenhemo-nos neste semear e multiplicar a esperança em todos, através da caridade.

APLICAÇÃO MÓVEL – COMUNICAÇÃO PAROQUIAL: para melhor comunicar e para que a informação seja mais eficaz, a arquidiocese através do seu programa de gestão paroquial Kyrios, criou uma aplicação para a paróquia comunicar com a sua comunidade: divulgação de eventos; divulgação de notícias; horários da missa; contactos; boletim Effathá. para o efeito, procure a APP KYRIOS CHMS e siga os passos para a adicional ao seu telemóvel.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal