Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento para a Pastoral Vocacional | 20 Dez 2016
Encontros de Formação Vocacional no Arciprestado de Celorico de Basto
Primeiro Encontro reuniu cerca de duas dezenas de agentes de pastoral.

“Um convite para se desinstalar, à semelhança de Abraão que se desinstalou, deixando a sua terra, a sua família e a casa de seu pai, partindo para a terra que Deus lhe indicou”. – Eis o tema que deu mote ao I Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral do Arciprestado de Celorico de Basto, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga.

Este encontro, realizado no passado dia 4 de Dezembro, domingo, na Igreja da Gandarela, contou com a presença de cerca de duas de dezenas de participantes, na sua maioria catequistas, que também “se desinstalaram, deixando o conforto de suas casas e famílias para participar numa dinâmica tarde de reflecção e formação”.

Orientado por duas irmãs (Maria Luísa, da Aliança de Santa Maria, e Célia Faria, das Religiosas de Maria Imaculada) e uma leiga consagrada (Clara, dos Missionários Combonianos), todas pertencentes ao Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro procurou reflectir sobre “o que é a vocação e que tipos de vocação podemos encontrar na Igreja. Desde a vocação primeira à Vida, passando pela vocação baptismal à Santidade, o encontro procurou incidir sobre a distinção de conceitos que, no quotidiano, se confundem, nomeadamente vocação e profissão”.

Os agentes de pastoral participantes sentiram-se, assim, “sal e fermento para dar sabor e fazer crescer a massa do Reino junto de outros agentes, sobretudo catequistas”. Entre os participantes estiveram representadas cinco comunidades paroquiais do Arciprestado, a saber: Santa Tecla de Basto, Canedo de Basto, S. Clemente de Basto, S. Miguel de Carvalho e Borba da Montanha.

O II Encontro Vocacional decorrerá a 5 de Fevereiro, também pelas 14h30, desta feita na Igreja de Borba da Montanha. Por sua vez, o último destes encontros decorrerá no Seminário Menor, no próximo dia 25 de Abril.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B