Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Out 2018
Departamento das Vocações alerta para os desafios de uma catequese vocacional
Encontro de formação congregou cerca de 100 catequistas das paróquias da Zona Pastoral da Cidade e Este, do Arciprestado de Braga.

A pedido das paróquias da Zona Pastoral da Cidade e Este, do Arciprestado de Braga, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese orientou um encontro de formação, no passado dia 29 de Setembro, destinado aos catequistas destas comunidades e subordinado ao tema “Catequista, tu és uma Missão!”, procurando despertar em cada um “a necessidade de promover, por meio do seu testemunho e por meio da catequese, um caminho de verdadeiro discernimento vocacional”.

Esta iniciativa teve lugar no Centro Pastoral de Lomar, entre as 9h30 e as 12h30, tendo congregado cerca de 100 catequistas.

Partindo da temática proposta pela Arquidiocese de Braga para este novo ano pastoral e do Ano Missionário que a Conferência Episcopal Portuguesa nos propõe viver, os elementos do Departamento para as Vocações a quem coube orientar o encontro procuraram sensibilizar os catequistas para a importância de “cada um se saber e sentir Missão, isto é, chamado e enviado por Deus para se dar aos outros por amor, tal como Cristo Jesus, sendo sal da terra e luz do mundo, isto é, respondendo com a própria vida para ‘Ser Esperança’ na vida dos irmãos”.

Nesta linha de ideias, os catequistas foram ainda interpelados para “o imperativo de se promover e realizar uma catequese verdadeiramente vocacional”, pois a vocação é, precisamente, “uma história de amor em passos de Esperança, que todo homem, nomeadamente cada criança e adolescente da catequese precisa de viver, deixando que o seu coração seja atraído e cativado pelo Senhor, para que possa também ser enviado para experimentar e anunciar a todos a alegria que não conhece ocaso”.

De referir que as temáticas abordadas neste encontro de formação assumem uma particular pertinência e centralidade, numa altura em que a Igreja realiza um Sínodo sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, iniciado, precisamente, esta quarta-feira, dia 3 de Outubro, em Roma.

Pastoral Vocacional

Rua S. Domingos, 94 B