Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 7 Dez 2018
Arciprestado da Vila Nova Famalicão acolheu Encontro Vocacional I
Iniciativa reuniu cerca de setenta agentes de pastoral.
PARTILHAR IMPRIMIR

No passado dia 30 de Novembro realizou-se em Vila Nova de Famalicão o primeiro dos Encontros Vocacionais promovidos pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, destinados a este Arciprestado neste ano pastoral.

Este encontro, subordinado ao tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)” aconteceu no Centro Pastoral de Sto. Adrião, às 21h15, e contou com a presença de cerca de setenta participantes, entre sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos de jovens e outros agentes de pastoral que aceitaram o convite que lhes foi dirigido para participar neste momento de reflexão e formação.

Orientado por vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, composto por diferentes dinâmicas e espaços de partilha e oração, procurou incidir sobre “a vocação enquanto chamamento dirigido por Deus a todos os homens, sem excepção”, recordando, a partir de uma passagem bíblica retirada do livro do Génesis, "que todos somos criaturas de Deus, criados à sua imagem e semelhança”. Nesta óptica, enfatizou-se ainda a importância de cada um “acolher e atender aos diferentes sinais recebidos, fundamentais no desabrochar de cada vocação”. Assim, desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação baptismal à Santidade”, o encontro procurou também promover a reflexão sobre “as vocações específicas que podemos encontrar na Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical)”.

Os agentes de pastoral participantes foram ainda interpelados “a viver o encontro pessoal com Jesus Cristo, nomeadamente através da Sua Palavra, pois é a partir desse encontro que os sinais vocacionais despontam e despertam o coração de cada um, confrontando-o com a desafiadora certeza de que «é uma missão nesta terra», como nos recorda o Papa Francisco”. Deste modo, “só encontrando e percorrendo o caminho da nossa realização pessoal, isto é, só no seguimento da nossa vocação, encontraremos a verdadeira alegria e seremos capazes de «Ser Esperança», tecendo comunidades acolhedoras e missionárias, tal como nos desafia o Plano Pastoral da Arquidiocese Braga”.

Na sequência deste primeiro tempo de formação, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão receberá o Encontro Vocacional II no dia 8 de Fevereiro, também pelas 21h15 e no mesmo local. Por sua vez, o último destes encontros decorrerá no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, no dia 16 de Fevereiro.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para as Vocações na Igreja
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui