Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 31 Mar 2019
Cuca Roseta na Semana das Vocações da Arquidiocese de Braga
Uma Pastoral Vocacional activa para ajudar a tecer comunidades acolhedoras e missionárias.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga traçou um programa recheado de iniciativas para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese, onde se destaca um concerto a cargo da cantora Cuca Roseta. Esta semana celebra-se entre os dias 5 e 12 de Maio, subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, de acordo com a Mensagem publicada pelo Papa Francisco, e centra-se, desta feita, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

As várias iniciativas foram dadas a conhecer na manhã do passado sábado, dia 30 de Março, numa Conferência de Imprensa que teve lugar no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas, tendo a mesma contado com a presença e intervenções do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, acompanhado pelo Arcipreste local, o Pe. Casado Neiva, e pelo Coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o Pe. Mário Martins.

Nas palavras proferidas, o Arcebispo de Braga lembrou que “esta Semana de Oração pelas Vocações se celebra em toda a Arquidiocese, embora, em cada ano, se centre num dos 14 Arciprestados”. O prelado reforçou ainda que esta é “uma interpelação a uma Pastoral Vocacional activa e transversal, capaz de tecer comunidades acolhedoras e missionárias, tal como nos desafia o programa pastoral da Arquidiocese neste Ano Missionário, em que somos ainda desafiados a Ser Esperança”. O grande objectivo é, como acrescentou, “viver um processo de conversão que ajude cada pessoa e cada comunidade a entender que, mais do que ter uma missão, cada um e cada uma é uma missão”.

O Pe. Casado Neiva destacou que o Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, aproveitando o facto de ser aquele que este ano é ‘palco’ da Semana das Vocações em toda a Arquidiocese, tomou a iniciativa “para arriscar e ter a coragem de criar uma Equipa Vocacional Arciprestal”, sendo a mesma “composta por sacerdotes e leigos, estando estes ligados a vários sectores de pastoral do Arciprestado, e estando já implicada na realização das diferentes actividades”.

Por sua vez, o Pe. Mário Martins, corroborando que esta Semana “tem como grande objectivo despertar os cristãos para a descoberta do sentido vocacional da vida e para a transversalidade e centralidade que a vocação assume no seio de todas as comunidades e na realização pessoal de cada homem e de cada mulher”, apresentou o elenco de actividades que a compõem, sendo que a primeira se realizou imediatamente a seguir a esta Conferência de Imprensa, num encontro com os agentes de pastoral de todas as comunidades deste Arciprestado.

De todo o programa ressalta a iniciativa que o encerrará, no dia 18 de Maio, sábado, da parte de tarde, com a realização de uma Peregrinação Vocacional, intitulada de “Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”, que partirá de diferentes pontos do Arciprestado em direcção ao Espaço Agros, onde decorrerá o restante programa previsto para este dia e esta noite, com destaque para um concerto com teor vocacional com a cantora Cuca Roseta, conhecida no espectro nacional.

Porém, há muitas outras iniciativas a destacar. Já no dia 6 de Abril, sábado, às 21h30, no Auditório Municipal, tem lugar um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, no contexto de uma dinâmica vocacional.

Nos fins-de-semana que balizam esta Semana de Oração, isto é, nos dias 4 e 5 de Maio, assim como nos dias 11 e 12 de Maio, o Departamento de Pastoral para as Vocações marca presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado, concretamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens e no contacto com as famílias. Nesses mesmos dias está também prevista a presença num local de peregrinação, Balazar.

Já durante a semana, de 6 a 10 de Maio, esta presença estende-se às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, na Escola Frei João, em Vila do Conde, e na Escola Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, procurando interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional.

No dia 10 de Maio, sexta-feira, tem lugar uma Vigília de Oração, pelas 21h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, sendo presidida por D. Jorge Ortiga.

A par desta agenda recheada de actividades, o Departamento dinamizará também uma página no Jornal Diário do Minho, entre os dias 5 e 12 de Maio, o que perfaz um total de 8 páginas inteiramente dedicadas à temática vocacional.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B