Arquidiocese

Caminhada Litúrgica
Advento e Natal

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 2 Dez 2019
Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim acolheram Encontro Vocacional I
Iniciativa reuniu dezenas de agentes de pastoral em ambos os Arciprestados.
PARTILHAR IMPRIMIR

Os Arciprestados de Amares e de Vila do Conde e Póvoa de Varzim receberam o primeiro dos Encontros Vocacionais promovidos pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, destinados a estes Arciprestados neste ano pastoral, nos dias 29 e 30 de Novembro, respectivamente.

Este encontro, subordinado ao tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)” aconteceu na paróquia de Ferreiros, às 21h00 de sexta-feira, e no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas, às 10h00 de sábado, contando, em ambos os casos, com a presença de dezenas de participantes, entre sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos de jovens e outros agentes de pastoral que aceitaram o convite que lhes foi dirigido para participar neste momento de reflexão e formação.

Orientado por vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, composto por diferentes dinâmicas e espaços de partilha e oração, procurou incidir sobre “a vocação enquanto chamamento dirigido por Deus a todos os homens, sem excepção”, recordando, a partir de uma passagem bíblica relativa à vocação de Mateus, "que a nossa resposta implica deixar tudo o que nos impede de O seguir, libertando-nos dos nossos ‘postos de cobrança’”. Nesta óptica, enfatizou-se ainda a importância de cada um “acolher e atender aos diferentes sinais recebidos, fundamentais no desabrochar de cada vocação”. Assim, desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação baptismal à Santidade”, o encontro procurou também promover a reflexão sobre “as vocações específicas que podemos encontrar na Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical)”.

Os agentes de pastoral participantes foram ainda interpelados “para a necessidade de termos a coragem de inverter a ‘balança’ da nossa vida, renunciando a todos as ‘moedas’ que nos afastam do chamamento de Cristo Jesus e colocando todo o peso no ‘prato’ da nossa vocação, isto é, no ‘parto’ do amor e do serviço, na entrega do nosso coração a Deus e aos irmãos”, pois só desta forma “encontraremos a verdadeira alegria e seremos capazes de nos «Levantar e Semear Esperança», ajudando também outros a responder a este chamamento, tal como nos desafia o Plano Pastoral da Arquidiocese Braga”.

Na sequência deste primeiro tempo de formação, os mesmos Arciprestados receberão o Encontro Vocacional II, que acontece no dia 17 de Janeiro, às 21h00, em Amares, e no dia 18 de Janeiro, às 10h00, para os agentes de pastoral de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Por sua vez, o último destes encontros decorrerá no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, no dia 1 de Fevereiro.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui