Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Fev 2020
Agentes de Pastoral desafiados a Semear a Esperança que emana da Vocação
Iniciativa destinou-se aos Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Realizou-se no passado dia 1 de Fevereiro, sábado, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, um Fórum Vocacional e Oração promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, subordinado ao tema “Saiu o Semeador para Semear…”, que contou com participação de dezenas de agentes de pastoral provenientes dos Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O encontro iniciou por volta das 9h00 com uma dinâmica de acolhimento. Nesse momento, também o Pe. Mário Martins, coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, quis dirigir uma palavra aos agentes de pastoral presentes, manifestando a sua gratidão a todos e recordando-lhes a sua “missão de semeadores da Esperança e a importância de sempre ousarem ‘sair’ para semear nas suas comunidades e nas equipas pastorais a que pertencem, de modo a ajudarem outros a descobrir e a viver a sua vocação”. Seguiu-se depois um tempo de oração, na Capela Imaculada, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro que procurou “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”, despertando os agentes de pastoral para o seu “papel insubstituível no discernimento vocacional e acompanhamento daqueles que lhes são confiados, de modo a que todos se (re)descubram amados e chamados por Deus, impelidos pelo amor a ‘sair’ para semear Esperança, respondendo com um ‘sim’ convicto, fiel e apaixonado ao chamamento recebido”.

Depois disso, os participantes foram convidados a passar por três diferentes workshops, de forma rotativa, ao longo do dia. Assim, foi possível interpelar os agentes de pastoral a partir da Exortação Apostólica “Cristo Vive” do Papa Francisco, lançando os desafios de vivermos “enamorados por Cristo e pelo seu Evangelho, enraizados nos valores humanos e espirituais e comprometidos na construção social”. Num outro workshop, os participantes foram convidados a um encontro mais próximo com a Palavra de Deus e com Jesus Eucaristia, que desafiou cada um “a descobrir o dom que o habita a partir da relação de intimidade com o Senhor, o poço onde encontramos a água viva que sacia as nossas sedes”. Num outro momento, os agentes de pastoral puderam deixar-se inquietar por alguns testemunhos vocacionais, de um casal, de um jovem seminarista e de uma leiga, numa conversa franca e rica, que procurou encorajar cada um a reescrever a sua história como uma biografia de esperança.

Às 15h00 teve lugar a celebração da Eucaristia, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. Durante a partilha proferida, o prelado lembrou a todos os presentes a sua responsabilidade de, enquanto agentes de pastoral, “conduzir outros ao encontro com Cristo Jesus”, ajudando a que “a sua Palavra chegue a todos os ouvidos e a todos os corações” e todos “possam ver e reconhecer a Sua luz a partir do nosso testemunho”. Evocando também a Exortação do Papa supracitada, enfatizou a importância de se “acompanhar os mais jovens, para que cada um melhor possa discernir a sua vocação”. Deste modo, o bispo auxiliar salientou a necessidade de “sermos semeadores da Palavra de Deus, trabalhando para que cada um possa ser a boa terra que a acolhe, produzindo, a seu tempo, muitos frutos”.

O encontro terminou por volta das 16h30, depois do lanche e de um breve momento de confraternização entre todos.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B