
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
No passado sábado, dia dois de abril, dezassete formadores do Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais estiveram em formação. É a quarta vez que este Departamento, tendo em conta a pertinência e importância da formação contínua dos seus formadores, promove este momento que se prevê que seja propício não só à formação, mas também ao encontro e partilha entre si.
A tarde começou com uma breve oração e prosseguiu com a comunicação do Pe. Pedro Sousa, com o tema “A tradução da tradição: do desconcerto ao testemunho”. Neste momento, o Pe. Pedro fez uma breve apresentação de algumas ideias a partir do pontificado do Papa Francisco, nomeadamente da sua exortação apostólica Evangelii Gaudium. Segundo o Pe. Pedro, este é o documento programático do Papa Francisco e interpela-nos à opção missionária que a Igreja deve assumir. “Uma pastoral em chave missionária não está obsessionada pela transmissão desarticulada de uma imensidade de doutrinas que se tentam impor à força de insistir. Quando se assume um objetivo pastoral e um estilo missionário, que chegue realmente a todos sem exceções nem exclusões, o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder profundidade e verdade, e assim se torna mais convincente e radiosa” (EG 35). A partir deste número da Evangelii Gaudium, o Pe. Pedro Sousa desafiou os formadores presentes a, em pequenos grupos, refletirem sobre esta temática, procurando assumir o papel de tradutores da tradição, tradutores do Evangelho que, ainda hoje, é essencial, belo, importante, atraente e necessário.
Depois de um breve momento de convívio, em torno da mesa e à hora do lanche, os trabalhos foram retomados com a partilha do que havia sido discutido em pequeno grupo.
A IV Jornada de Formação de Formadores terminou com uma manifestação de gratidão da coordenação do Departamento aos formadores, quer pela sua presença neste encontro, quer pela sua inestimável disponibilidade para ajudar na missão de formar catequistas e outros agentes de pastoral da nossa Arquidiocese.
Mais uma vez manifestamos esse apreço e agradecemos também ao Pe. Pedro Sousa pelo seu contributo para a fecundidade desta tarde.
Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190
Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves
Pe. José Tiago Pereira Varanda
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?