
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
Realizou-se, no passado sábado, dia 14 de janeiro, o Dia Arquidiocesano do Coordenador, dinamizado pelo Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais.
Abraçando o tema do Ano litúrgico e pastoral “Onde há amor aí habita Deus. Uma Igreja sinodal samaritana”, o Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais decidiu questionar-se “onde?” pois, ainda que saibamos que Deus habita as comunidades eclesiais, onde, pelo menos, dois ou três se reúnem em Seu nome, sabemos que não é só aí que Ele mora. Assim, propôs um percurso que começou na reflexão sobre os sinais da presença de Deus nas nossas comunidades, passando também por outros contextos onde, por vezes, nos é difícil reconhecer a presença de Deus, mas onde a nossa ação pastoral se pode estender, e terminando com um momento de envio.
Assim, o Dia Arquidiocesano do Coordenador, começou com a oração da manhã, depois de os coordenadores presentes serem acolhidos por um mural com as fotos que partilharam aquando da inscrição. Seguiu-se uma conferência proferida por D. José Cordeiro, na qual o senhor Arcebispo refletiu acerca dos sinais da presença de Deus nas nossas comunidades, afirmando que “Deus habita o amor” e o amor tem a forma de uma cruz.
Depois de um coffee break, servido às cerca de cento e cinquenta pessoas presentes, teve lugar uma mesa-redonda extremamente rica na qual se percebeu que afinal Deus habita os mais variados contextos, mesmo aqueles em que às vezes não nos é tão percetível.
Moderada pelo Cón. Luís Miguel Rodrigues, esta mesa-redonda contou com os testemunhos do Dr. João Nogueira, presidente da Caritas Arquidiocesana, que falou de que forma reconhece Deus “na rua”; do Pe. João Torres, responsável da Pastoral Penitenciária da Arquidiocese, que mostrou um pouco do trabalho que realiza com reclusos e de que forma sente que Deus ali se manifesta; a enfermeira Margarida Ferreira, que, a partir da sua experiência de quase vinte anos como profissional de saúde, afirmou que também aí reconhece sinais da presença de Deus; e o Pe. Nelson Faria, sj, da Rede Mundial de Oração do Papa, responsável pelas apps Click to Pray e Passo a Rezar, explanou como também este contexto é um terreno fértil para levarmos Deus aos outros. Além dos testemunhos, apontaram também alguns horizontes pastorais para os coordenadores presentes.
Tanto no primeiro como no segundo momento, a plateia pode participar, tendo os coordenadores presentes a oportunidade de colocar as suas questões.
O encontro terminou com o momento de envio que ficou ao encargo da jovem Juliana Costa, autora do projeto A riscar por Ele que, antes de apresentar o vídeo que produziu para este momento, teve a oportunidade de falar um pouco sobre este projeto e de como também ele pode ser sinal da presença de Deus.
O Departamento Arquidiocesano do Coordenador congratula-se com o número significativo de coordenadores de vários pontos da Arquidiocese e de vários grupos/movimentos presentes – desde catequese, grupos de jovens, coros, MEC’s, acólitos e liturgia, CNE, pastoral da saúde, grupos socio-caritativos e de ação missionária, entre outros – e também pela bondade e generosidade daqueles que nos brindaram com as suas partilhas, nomeadamente o nosso pastor, o senhor D. José Cordeiro, o Dr. João Nogueira, o Pe. João Torres, a Enf.ª Margarida Ferreira, o Pe. Nelson Faria, sj, e a Juliana Costa, e ainda ao Cón. Luís Miguel que, enquanto vigário episcopal para a Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã, à qual o nosso Departamento pertence, desde logo se empenhou em colaborar neste momento. A todos eles queremos, mais uma vez, manifestar a nossa gratidão. Conforme previsto, acreditamos ter sido um momento de encontro, de beleza, partilha e fecundidade para os coordenadores da nossa Arquidiocese. Esperamos que todos os presentes se tenham sentido interpelados e, voltando às suas comunidades, tenham levado algo para partilhar com aqueles que coordenam, levando a certeza de que podemos encontrar e ser sinais da presença de Deus nos mais variados contextos.
Conscientes de que todos somos morada de Cristo, somos também convidados a levá-l’O a quem precisa desse sinal. Que possamos fazê-lo com esperança e vivendo a alegria de nos sabermos habitados por Deus.
Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190
Maria de Nazaré Oliveira Dantas; coordenadora adjunta: Patrícia Maria Sangreman Dias Osório Gonçalves
Pe. José Tiago Pereira Varanda
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?