Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Fafe
José António Ribeiro de Lima Carneiro | 5 Ago 2022
Travassos evoca Monsenhor Albano Teixeira
Publicação será apresentada a 22 de Agosto às 21h30 na Capela de Nossa Senhora das Graças

Assinalando o aniversário natalício daquele que completaria noventa e nove anos de idade, bem como 25 anos do seu trânsito para junto de Deus, Monsenhor Albano Teixeira, o qual dedicou quase meio século da sua vida à comunidade paroquial de Travassós, quisemos publicar um livro que mais que uma homenagem é um fazer presente alguém que se tornou memorável pelo seu zelo, caridade e espiritualidade.

A obra vinda agora a público reúne uma plêiade de testemunhos e de um imenso espólio fotográfico que nos ajuda a conhecer o itinerário deste Homem, desde a sua infância até ao dia que repentinamente partiu, não para nos deixar mas para nos continuar a acompanhar de uma outra forma. Curioso é verificarmos que desde a política à religião, várias personalidades, de diferentes gerações, quiseram deixar uma palavra acerca de Monsenhor Albano, demonstrando assim que ele deixou a sua marca profética naqueles que tiveram oportunidade de privar com ele.

O objetivo deste trabalho é provocar os cristãos e as comunidades por onde ele passou a perpetuar o dinamismo pastoral e social, tal como a fidelidade à Igreja, de um Homem verdadeiramente livre. Como afirmou o arcebispo Emérito, D. Jorge Ortiga, “quando tivermos alegria em ser discípulos de Cristo cuidando da vida espiritual, se sentirmos a Igreja na Arquidiocese como algo que nos pertence, nomeadamente no amor às vocações e aos seminários, quando trabalharmos por dar corpo à Igreja que o Espírito quer para os dias de hoje, guardaremos viva a memória do Monsenhor Albano Teixeira”.

Texto: Diogo Antunes

Foto: Capa do livro