10 outubro 2018

“Ser Esperança” é o tema do novo Ano Pastoral

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Este é já o segundo ano do triénio dedicado à segunda virtude teologal.

Dando continuidade ao triénio dedicado à Esperança, a Arquidiocese de Braga desafia-nos a viver este segundo ano do mesmo sob o lema “Ser Esperança”, tendo como mote a frase retirada da Carta de S. Paulo aos Romanos: “Sede alegres na esperança” (Rom 12, 12).

De acordo com o Programa Pastoral entretanto publicado pela Arquidiocese, o grande objectivo para este Ano Pastoral de 2018/2019 aponta para uma perspectiva comunitária, interpelando-nos a “tecer comunidades onde todos se sintam acolhidos e motivados à missão”, contemplando também o Ano Missionário, decorrente da recente proposta do Papa Francisco, concretizada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Conforme refere o Programa Pastoral, a dimensão missionária “não se trata de um acrescento, mas de um completo essencial à vida pessoal e comunitária, na linha das indicações sugeridas pelo Papa: uma conversão pastoral com uma clara opção missionária”, destacando-se a interpelação do Sumo Pontífice na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: «Eu sou uma missão nesta terra».

O documento acrescenta ainda que “no presente ano propomo-nos assumir o sonho de «uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual que à autopreservação»”, citando, mais uma vez, a Exortação acima referida e enfatizando que “gerar uma comunidade semeadora de esperança é passar duma pastoral de manutenção a uma pastoral missionária”.

Por isso, “a intenção é viver um processo de conversão que ajude cada pessoa e cada comunidade a entender que, mais do que ter uma missão, cada um/a é uma missão. Cada pessoa e cada comunidade é chamada a reflectir sobre esta realidade: eu sou uma missão”, conforme nos desafia a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões que a Igreja celebra a 21 de Outubro de 2018.

Deste modo, é a partir desta temática que neste momento o Arciprestado de Vila Nova Famalicão e as suas paróquias estão também a iniciar o novo Ano Pastoral, cuja abertura se assinalou no passado domingo, dia 7 de Outubro, em toda a Arquidiocese.