24 outubro 2018

Clero de Famalicão prepara novo ano pastoral

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Encontro contou com a presença e contributo do Prof. Jacinto Jardim.

No passado dia 17 de Outubro, o clero de Vila Nova de Famalicão reuniu-se para dar oficialmente início ao novo ano pastoral, sob o lema: «Ser Esperança na Missão».

O Arcipreste, o P.e Armindo Paulo, apresentou a nova dinâmica a desenvolver nos sectores da pastoral do Arciprestado e o que esta irá implicar e exigir a cada um dos sacerdotes ao longo deste projecto.

A proposta da nova dinâmica consiste na formação e preparação dos delegados e assistentes dos vários sectores da pastoral, com vista à formação de verdadeiros agentes de pastoral.

Para o efeito, quer os encontros com o clero, quer os encontros com os delegados e assistentes dos sectores da pastoral vão ter o privilégio de contar com a presença do Prof. Jacinto Jardim, que a todos ajudará a construir “um Caminho de Páscoa”.

Neste encontro de apresentação, delineou aquelas que serão as directivas para este ano pastoral, com vista à continuidade do projecto.

O Prof. Jacinto Jardim definiu este projecto como sendo audaz, pois o “Caminho de Páscoa” que queremos percorrer “é algo que se constrói. Sendo este um caminho de ressuscitados e, ao mesmo tempo, de ressuscitadores”. Mas este só será possível se tivermos coragem e ousadia de o fazer em união e comunhão uns com os outros.

Tendo em conta estas premissas e as que nos são propostas no Plano Pastoral Diocesano, para este ano de 2018/2019, desafiou cada um dos presentes a ser capaz de fazer uma “análise crítica, empírica e teológica da realidade”.