Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
19 Set 2019
Reunião de início de Ano Pastoral 2019/20
No final da reunião foi elaborado um voto de pesar pelos presbíteros recentemente falecidos neste Arciprestado, bem como proposta a datada 20 de novembro, ainda a confirmar, para o sufrágio pelos sacerdotes falecidos na paróquia das Caxinas.

No passado dia 18 de Setembro, reuniu o clero do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim para dar início ao novo ano pastoral.

Após a oração inicial e saudação do sr. Arcipreste, os trabalhos debruçaram-se sobre o Plano Pastoral Arciprestal. Destacamos algumas datas de cada um dos setores pastorais.

CATEQUESE
23 de novembro às 15H30 - celebração da Eucaristia na igreja das Caxinas para para os catequizandos do 1.º ao 6.º anos de catequese.
07 de Junho - provável data para a celebração do sacramento da Confirmação Arciprestal.

LITURGIA
26 de novembro de 2019 - formação para leitores.
11 de janeiro de 2020 - Encontro Arciprestal da Pastoral Litúrgica, com recondução de Ministros Extraordinários da Comunhão.

PATRIMÓNIO
24 e 31 de março de 2020 - Formação em conservação de Arquivos Paroquiais, no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim.
Englobadas nas comemorações dos 250 anos da igreja da Lapa da Póvoa de Varzim, foram referidas, pela Dra. Deolinda e Pe. Nuno Rocha, a realização de uma exposição e conferências comemorativas dessa efeméride.

VOCAÇÃO E MISSÃO
25 de outubro às 21H30 - Vigília Missionária em Rates.
22 de novembro às 21H30 - Encontro para a Infância Missionária na Estela.

PASTORAL FAMILIAR
04 de outubro de 2019 - início do Centro de Preparação para o Matrimónio. As inscrições encontram-se abertas.
28 de fevereiro de 2020 - início do Centro de Preparação para o Matrimónio na Matriz da Póvoa.
16 de outubro de 2020 - início do Centro de Preparação para o Matrimónio nas Caxinas.

PASTORAL JUVENIL
Estão a ser preparadas as Jornadas Mundiais da Juventude, bem como uma ação de formação para os catequistas que se inscreveram no projeto «Say yes», de preparação para as mesmas em 2022.

DIVERSOS
22 de setembro às 10H00 - tomada de posse do Pe. Avelino Castro na Paróquia da Matriz da Póvoa de Varzim.
22 de setembro às 12H00 - tomada de posse do Pe. Avelino Castro e do Pe. Delfim Afonso na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
23 de setembro - Início da Escola de Ministérios nas Caxinas.
29 de setembro às 16H00 - tomada de posse do Pe. José Figueiredo na Paróquia de Argivai.
05 de outubro - Dia da Arquidiocese a celebrar em cada paróquia.
20 de outubro - Peregrinação a Fátima enquadrada no Ano Missionário.
10 de novembro de 2019 às 15H30 na Sé Catedral - Celebração da canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires, para a qual estão convidados todos os fiéis da Arquidiocese.
25 de janeiro de 2010 às 21H30 - Encontro Arciprestal para os Conselhos Económicos Paroquiais nas Caxinas.

Palavras-Chave:
reunião arciprestal  •  clero  •  agenda  •  calendário