Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
27 Set 2019
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim inaugura a Escola de Ministérios
O início das aulas ocorrerá no próximo 7 de Outubro. O Curso é organizado pelo Arciprestado e orientado pela Faculdade de Teologia de Braga - Universidade Católica Portuguesa.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Realizou-se, no passado dia 23, na sala anexa ao Salão Paroquial de Caxinas, Vila do Conde, pelas 21H30 horas, o 1.º Encontro da Escola de Ministérios, tendo esta como principal objectivo dar Formação teórico-prática a uma turma de Leigos, especialmente direccionada a catequistas, leitores, acólitos, coralistas, delegados de movimentos pastorais e outros que desejam aprofundar conhecimentos sobre a Sagrada Escritura e crescer na fé.

Estiveram presentes o arcipreste, P.e Manuel Casado Neiva, pároco da freguesia de Balasar (Póvoa de Varzim), que saudou e deu as Boas-vindas, o sr. Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Director da Faculdade de Teologia de Braga, alguns párocos e a Equipa Coordenadora, constituída por Maria de Fátima Alves (de Aguçadoura), Maria Luísa Aguiar (de Caxinas), Sandra Maria Silva (de Balasar), José Cristóvão Andrade e Manuel Soares Pinho (de Rates). 

A presença dos alunos inscritos revela o interesse que a Escola de Ministérios terá na preparação e formação teórica inicial, nos primeiros três anos, com o estudo geral da História da Igreja e da Bíblia e, nos dois restantes, a formação mais prática, sem dúvida, a componente mais forte do Curso para o melhor e mais adequado desempenho pastoral de cada aluno na respectiva paróquia, assumindo competência e responsabilidade no ministério, para o qual se sentirá mais vocacionado. 

O  Cónego Luís Miguel Rodrigues apresentou as linhas gerais do Plano de Estudos, a duração de cinco anos, sendo as aulas semanais à 2.ª feira, em horário pós-laboral, entre as 21H00 e as 23H00, salientando também a necessidade de haver avaliação individual por disciplina. 

O início das aulas ocorrerá no próximo 7 de Outubro. O Curso é organizado pelo Arciprestado e orientado pela Faculdade de Teologia de Braga - Universidade Católica Portuguesa.

Após os esclarecimentos de algumas dúvidas levantadas, o sr. Arcipreste terminou o encontro com uma breve oração e a todos desejou sucesso.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
Contactos
Vice-Arcipreste:

Paulo César Pereira Dias