Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
DACS | Braga| 8 Mar 2022
D. António Juliasse é o novo bispo de Pemba
Até agora bispo auxiliar de Maputo e administrador apostólico de Pemba, D. António Juliasse sucede a D. Luiz Fernando Lisboa.
  © AIS | Pemba, Moçambique

O Papa Francisco nomeou esta terça-feira D. António Juliasse Ferreira Sandramo como novo bispo de Pemba, em Moçambique, que até agora era administrador apostólico da diocese e bispo auxiliar de Maputo.

D. António Juliasse nasceu a 20 de Março de 1968, é bispo desde Setembro de 2018 e assumiu, em 2021, as funções de administrador apostólico da Diocese de Pemba, após o anterior bispo, D. Luiz Fernando Lisboa, ser nomeado arcebispo da diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.

O novo bispo da diocese de Pemba frequentou o Seminário Preparatório do Bom Pastor da Beira (1988-1989), o Seminário Filosófico Interdiocesano de Santo Agostinho de Matola (1990-1992) e o Seminário Teológico Interdiocesano de São Pio X de Maputo (1993-1996), sendo ordenado sacerdote a 14 de Maio de 1989.

Entre 1998 e 2002 foi vigário paroquial de Nossa Senhora Rainha do Moudo em Dombe e de Nossa Senhora das Relíquias em Sussundenga, além de coordenador da Comissão Diocesana para a Liturgia e, entre 2001 e 2003, foi coordenador da Comissão Diocesana para a Juventude (ambas na diocese de Chimoio).

Veio estudar para Portugal em 2005, licenciando-se em Teologia Dogmática na Universidade Católica Portuguesa e em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa, e concluindo em 2009 o mestrado em Estudos Africanos no Instituto Universitário de Lisboa.

De regresso a Moçambique foi, entre 2010 e 2018, decano dos padres diocesanos de Chimoio e, entre 2010 e 2014, pároco de São Paulo e São Jerónimo em Soalpo e coordenador da pastoral diocesana. Foi ainda pároco da catedral, vigário episcopal, membro do conselho presbiteral diocesano, secretário da Comissão Episcopal da Cultura e professor de Antropologia da Universidade Católica de Moçambique.

Em 12 de Julho de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Maputo.

A Arquidiocese de Braga tem um projecto de cooperação missionária com a Diocese de Pemba, que se concretiza no projecto Salama!. O Acordo de Cooperação Missionária entre as duas dioceses foi assinado em Outubro de 2014, na visita de D. Luiz Fernando Lisboa a Braga, tornando Santa Cecília de Ocua a "552.ª paróquia" da Arquidiocese de Braga.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui