Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

24 Nov 2022 "O Importante é o Ano Litúrgico" O início do ano Pastoral foi alterado para o I domingo do Advento de forma a coincidir com o início do ano litúrgico. O Igreja Viva falou com o Pe. Sérgio Torres para perceber o porquê desta alteração.
17 Nov 2022 Voluntários Missionários: A Igreja em Ação Dar oportunidades, capacitar, fornecer os meios para as pessoas prosseguirem, firmados na fé - assim é o trabalho dos Leigos para o Desenvolvimento. Nosso entrevistado, João Silva fala um pouco mais sobre a missão.
10 Nov 2022 “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres.
3 Nov 2022 "O Seminário Conciliar não desiste" O Congresso Internacional sobre a problemática dos Seminários Católicos marca os 450 anos da criação do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo. O Igreja Viva falou com o Cónego Joaquim Félix sobre a história e os desafios atuais.
27 Out 2022 “O dever de fazer o bem não é exclusivo dos cristãos” O Dia Mundial dos Jornalistas pela Paz é comemorado a 27 de outubro. O Igreja Viva falou com o Mons. Domingos da Silva Araújo – recentemente homenageado pela sua dedicação como jornalista e poeta – para perceber como podem os profissionais da comunicação ser verdadeiros construtores de paz.
20 Out 2022 "Sereis Minhas Testemunhas" Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões.
13 Out 2022 Saúde Mental: "65% das pessoas não recebem o apoio de que precisam" O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado a 10 de Outubro. O Igreja Viva falou com Armanda Gonçalves, Psicóloga e Coordenadora do 1º ciclo em Psicologia na UCP, em Braga, sobre este tema. O que é a saúde mental? Como podemos ajudar alguém que não está bem? Quando devemos procurar ajuda especializada?
7 Out 2022 "Ser cuidador é suspender uma vida" Em 2019 foi criado o Estatuto do Cuidador Informal. Vera Moura, que cuidou do marido quando descobriram que este tinha cancro, reconhece que apesar da existência do estatuto, há ainda muito a fazer pelos cuidadores informais.
29 Set 2022 "O Escutismo é um modo de vida" Na edição desta semana do "Igreja Viva" falamos com Catarina Miranda, chefe Regional de Braga do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O tema da conversa passou pela abertura regional do ano escutista e os 100 anos do CNE.
22 Set 2022 "Para Deus, o melhor é sempre pouco" Esta semana o "Igreja Viva" foi conhecer o Departamento Arquidiocesano para a Liturgia. o Pe. Rui Sousa falou-nos do trabalho desenvolvido pelo Departamento, assim como dos desafios que que se avizinham no que diz respeito à correcta celebração da Liturgia.
1 2 3 4 5 ... 50
Igreja Viva

Suplemento do Diário do Minho

A aposta da Arquidiocese na divulgação dos grandes temas religiosos da actualidade

Todas as quintas feiras
Director:Damião A. Gonçalves Pereira

Redação

Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (P. Paulo Terroso, P. Tiago Freitas, Paulo Gabriel Souto e Renata Rodrigues).

Edições Anteriores
24 Nov 2022