Arquidiocese de Braga -

6 novembro 2026

Formação Inicial Novos MEC's


Duração do Evento

Data de Início

06.11.2026

21:00

Data de Fim

08.11.2026

12:00


Formação destinada aos candidatos a Ministros Extraordinários da Comunhão na Arquidiocese de Braga. Para mais informações, consultar a Nota Pastoral “Ministérios Laicais na Igreja Sinodal Missionária” publicada a 22 de janeiro de 2025 pelo Arcebispo Metropolita de Braga D. José Cordeiro.

O pedido de nomeação de Ministros extraordinários da Comunhão deve ser feito pelo pároco ou responsável da comunidade cristã que apresenta o candidato, usando para isso o formulário próprio, que deverá ser entregue ao Departamento Arquidiocesano de Ministérios Litúrgicos, nos Serviços Centrais da Arquidiocese. Este pedido deverá ser entregue até quinze dias antes da data da formação inicial, reservando-se o organismo diocesano que superintende a coordenação deste ministério de não aceitar o pedido de nomeação ou apresentar alguma sanção. 

A primeira nomeação é assinada pelo Arcebispo, sob proposta do Diretor do Departamento de Ministérios Litúrgicos, e é válida para o período de três anos. Para ser emitida a carta de nomeação (cartão de MeC), é preciso que o candidato participe na formação inicial proposta pela entidade diocesana que a tutela.