Arquidiocese de Braga -

17 setembro 2025

XXV Domingo do Tempo Comum | C

Fotografia

“Presta contas da tua administração”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral rasteiro, com predomínio de verde e com as flores todas à mesma altura.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Eu sou a salvação do meu Povo – F. Santos

[Apresentação dos dons] Meu Deus, na simplicidade do meu coração – Az. Oliveira

[Comunhão] Buscai o alimento – M. Luís

[Final] A vida só tem sentido – H. Faria

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações para o Domingo XXV do Tempo Comum

[Prefácio] Prefácio da Oração Eucarística para as diversas necessidades III

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades III

[Bênção] Bênção solene do Tempo Comum V

 

Catequese Mistagógica

Acolhimento

Com todo o empenho de “levar Jesus a todos” é também importante sublinhar o mistério da Incarnação. Sabendo que o caminho de Deus é o caminho da pessoa humana, vemos no acolhimento a dinâmica essencial para que o Senhor se apresente incarnado.

Termos de assumir, sempre com mais alento e alegria, que uma correta e simples humanização é a base essencial para a celebração de Jesus Cristo, único salvador do mundo. Dada a dimensão comunitária da fé, esta não pode ser apenas um conjunto de pessoas reunidas, mas tem de gerar verdadeiro encontro. A valorização do ministério do acolhimento poderá favorecer um verdadeiro espírito de família em cada comunidade cristã que se reúne para celebrar.

 

Ministérios Litúrgicos

Nos textos mais interpelativos e recriminadores, o leitor pode cair na tentação de usar um tom acusador como se ele fosse um juiz ditando uma sentença. Esta postura raramente traz bons frutos e acaba por irritar os fiéis. Para evitar este erro, o próprio leitor deve pensar que também é destinatário das reprimendas. Ele empresta a sua voz a Deus que repreende, mas ele também é o ouvido de quem Deus educa admoestando. 

Para sublinhar a presença educadora de Deus na sua Palavra e a eficácia dos gestos, valorize-se a proclamação da Palavra, realizando procissão com o lecionário no momento das leituras, na qual participarão os dois leitores e o salmista.

 

Evangelho para os jovens

A capacidade de sermos fiéis aos pequenos compromissos assumidos no dia-a-dia é um treino para que saibamos ser fiéis aos grandes compromissos que a vida, mais cedo ou mais tarde, exigirá de nós. Esta fidelidade, nem sempre fácil de praticar, exige de nós um exame de consciência diário, lendo a nossa vida e as decisões tomadas à luz do Evangelho. 

 

Oração Universal

V/Irmãs e irmãos: ergamos o nosso espírito para o céu e façamos subir até Deus as nossas preces e súplicas por toda a humanidade, pedindo fervorosamente:

R/Ouvi, Senhor, a nossa oração. 

 

  1. Para que o Papa Leão XIV e os bispos da Igreja ensinem às pessoas todo o Evangelho e lhes mostrem o rosto de Jesus, oremos.

  2. Para que os chefes de estado e de governo sejam bons administradores das coisas públicas e sirvam honestamente os cidadãos, oremos.

  3. Para que as pessoas com riquezas e poder não comprem os necessitados por dinheiro, nem os indigentes por um par de sandálias, oremos.

  4. Para que, segundo a vontade de Deus, todos os homens e mulheres possam salvar-se e chegar ao conhecimento da verdade, oremos. 

  5. Para que todos nós, aqui reunidos na casa da Igreja, tenhamos presente no nosso coração que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro, oremos.

 

V/ Senhor, nosso Deus, livrai-nos do desejo imoderado das riquezas, e, com a ajuda da vossa misericórdia, fazei que levantemos do pó o indigente e tiremos o pobre da miséria. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

Apresentação dos dons

Para este Domingo, em que somos convidados a não fixar o nosso coração nos bens que possuímos, apelar a assembleia a uma maior generosidade na partilha do ofertório.

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Há muitas formas de atentar contra a dignidade da Eucaristia, em particular, mostrando pouco esmero na sua preparação. Todavia, poucas infrações são tão graves como a submissão da Eucaristia ou de qualquer outro Sacramento à lógica do dinheiro. Esse risco é tão sério e tão grave que o Direito Canónico o refere explicitamente no cânone 947: “evite-se inteiramente qualquer aparência de negócio ou comércio com os estipêndios das Missas”. A Eucaristia é, por excelência, o lugar do Dom gratuito e total, do Sacrifício que não tem preço e, por isso, impagável. Pelo seu oferecimento sem medida, Cristo convoca-nos para o dom e para a partilha, tornando-nos nós próprios oferenda e sacrifício agradável a Deus e, por Ele, para os outros.

 

Sair em missão

 

Procuremos reparar um ato de injustiça que tenhamos cometido com prejuízo de alguém.


Download de Ficheiros

c_comum_25.docx

Pão na Palavra

1920x1080_25.jpg

1080x1920_25.jpg

1024x768_25.jpg