Arquidiocese de Braga -
17 dezembro 2025
IV Domingo do Advento | A
“José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Colocar diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Colocar nesta semana a semente da “confiança” como um incentivo a seguir a vontade de Deus, mesmo quando não compreendemos totalmente o caminho.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Desça o orvalho – J. Santos
[Preparação Penitencial] Senhor, que viestes salvar – F. Silva
[Apresentação dos dons] Exulta, ó filha de Sião – J. Santos
[Comunhão] A Virgem conceberá – F. Santos
[Final] Maria, fonte de esperança – M. Luís
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo IV do Advento
[Prefácio] Prefácio II-A do Advento
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene para o Tempo de Advento
Ministérios Litúrgicos
Ao longo desta caminhada de Advento/Natal, os leitores estarão sempre em evidência. Convém que isso não tire o foco daquela que é a sua missão: dar voz, dar corpo à Palavra de Deus, que é sempre “viva e eficaz”! Para isso, relembramos a importância de os leitores não só prepararem tecnicamente a proclamação da Palavra, mas também espiritualmente. Que os leitores aprendam e façam sempre a “leitura orante” (lectio divina) da Palavra de Deus, para que todos os participantes da liturgia saibam que Deus continua a falar-lhes ao coração!
Momento celebrativo a destacar
Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:
José não compreende tudo, mas confia. No silêncio, acolhe o mistério e segue com fé o caminho traçado por Deus. Também nós somos convidados a confiar, mesmo quando o plano de Deus nos parece incompreensível. Hoje, a Palavra chama-nos à serenidade e à obediência do coração. Que saibamos, como José, escutar no silêncio a voz que nos guia e dar passos firmes na confiança.”
Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.
Evangelho para todos
O Evangelho deste Domingo apresenta claramente um dos raros atributos dirigidos a S. José: “era justo”. Esta dignidade de São José faz com que ele queira sempre o bem de Maria, mesmo que não compreenda plenamente o que está a acontecer na sua vida. Esta justiça de São José leva-o a nunca querer prejudicar ninguém!
Nas nossas comunidades, poderíamos ter como modelo este homem que, mais do querer ter sempre razão, ou que as coisas se façam à sua maneira, está disposto a aceitar a novidade que Deus traz à sua vida e simplesmente confia!
Por isso, que bom seria se, nas nossas comunidades, todos quiséssemos concorrer genuinamente para o bem de todos e que também rezássemos as decisões que nos parecem difíceis, ou até incompreensíveis, confiando e entregando tudo a Deus.
Oração Universal
V/ Caríssimos fiéis: ao aproximar-se o Natal de Jesus, oremos para que a vinda do Salvador reanime a fé dos seus irmãos e a esperança daqueles que O procuram, dizendo:
R/ Vinde, Senhor Jesus.
Pelos bispos, presbíteros, diáconos e fiéis da nossa Arquidiocese, e por todos aqueles que o Senhor chama à santidade, para que o seu Natal faça deles uma humanidade renovada, oremos.
Pelos seres humanos que recusam os sinais de Deus e pelos que são incapazes de acreditar n’Ele, para que o Príncipe da Paz Se lhes revele, oremos.
Pelos doentes, os que estão tristes e os mais pobres, e por quantos lhes estendem as suas mãos, para que todos acolham Aquele que vai chegar, oremos.
Pelas virgens que se consagram ao Senhor, e pelas esposas que estão prestes a ser mães, para que sejam sempre fiéis à voz de Deus, oremos.
Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), em processo de renovação espiritual e pastoral, para que, despertando do sono, como José, façamos como o Anjo do Senhor nos ensinar, oremos.
V/ Senhor, nosso Deus, escutai as nossas súplicas, e, por intercessão de Maria e de José, dai-nos a graça de acolher aquele Menino que tem por nome Emanuel. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
O mistério da fé obediente de São José pode servir de modelo para a fé de qualquer crente no sacramento da Eucaristia. A São José é pedido que receba Maria, porque o que nela foi gerado é fruto do Espírito Santo. Àqueles que participam na Eucaristia é pedido que acolham o Corpo de Cristo oferecido em comunhão, Cristo tornado presente como alimento pelo poder do Espírito Santo. Pela Virgem Maria, vem ao mundo o Emanuel, Deus connosco; pelo ministério da Igreja, de novo vem ao mundo Jesus Cristo, oculto sob as espécies do pão e do vinho. Do mesmo modo que parece inacreditável que uma virgem possa conceber, assim também o é que o pão e o vinho sobre o altar se tornem para nós corpo e sangue de Cristo.
Sair em missão
Oração
Senhor Jesus Cristo, Príncipe da Paz,
Vós que quisestes semear a paz de Deus Pai
no coração da humanidade,
ensinando-nos a amar o próximo,
como sinal do vosso amor por nós,
fazei com que todos os cristãos perseguidos e violentados
saibam ser sementes de paz e concórdia,
de perdão e esperança.
Senhor, só Vós podeis renovar a humanidade,
tocando o coração de cada um e tornando-o dócil ao vosso Espírito.
Enchei-nos do vosso amor e da vossa paz,
Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Missão da Semana
São José confiou em Deus e recebeu Maria. Assim nasce uma família, a Sagrada Família. Que nestes dias que faltam até ao Natal, não nos deixemos levar pela azáfama das compras, das comidas e das bebidas, mas saibamos ser uma família que realmente se escuta, se acolhe e que vive com serenidade e sobriedade a chegada do Salvador.
Download de Ficheiros
a_advento_4.docx
Pão na Palavra
1920x1080advento_04.jpg
1080x1920advento_04.jpg
1024x768advento_04.jpg
Partilhar