Arquidiocese de Braga -
30 dezembro 2025
Epifania do Senhor
“Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Como elemento simbólico para o espaço litúrgico, sugere-se que continue, diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Nele será colocada a semente da “procura”, para caminhar com coragem e deixar-se guiar pela luz que conduz ao encontro com Jesus.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Levanta-te, Jerusalém – F. Santos
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Simões
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] És Príncipe – M. Luís
[Comunhão] Nós vimos a sua estrela no Oriente – F. Santos
[Veneração do Menino Jesus] Uns Magos vindos do além – F. Silva
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da Epifania do Senhor
[Prefácio] Prefácio da Epifania do Senhor
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Bênção solene da Epifania do Senhor
Ministérios Litúrgicos
O ministro do altar está num lugar privilegiado durante a celebração. Ele pode observar as pessoas da assembleia e seguir o conselho do Profeta Isaías falando de Jerusalém: “olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro”. Que essa visão seja um motivo de ação de graças, de júbilo e de palpitação do coração pela universalidade do chamamento de Deus que a solenidade da Epifania celebra.
Introdução à Liturgia da Palavra
Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:
Os Magos puseram-se a caminho, movidos por uma luz. Não sabiam tudo, mas confiaram. Hoje, a Palavra convida-nos a fazer o mesmo: a seguir as pequenas estrelas que Deus acende no nosso caminho. Elas conduzem-nos ao encontro de Jesus, onde o coração se ajoelha e adora. Que esta escuta desperte em nós o desejo de procurar sempre, de caminhar com coragem e de reconhecer a presença de Deus nas surpresas da vida.
Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.
Evangelho para todos
A manifestação de Deus a todos os povos, que celebramos hoje na solenidade da Epifania, faz-nos sentir envolvidos pela luz da sua glória, que orienta os nossos caminhos na história, já que são sempre precedidos pela iniciativa de Deus, que nos visita como sol nascente.
A estrela guia-nos. Donde veio e para onde vai? É a questão de muitos cristãos. Esta luz que brilha sobre todos, interpela-nos para acolhermos a presença de Deus, contemplando e adorando Jesus Cristo, verdadeira manifestação de Deus. Essa luz orientadora planta-se na vida de todos os dias, desde os nossos afazeres aos nossos prazeres, das nossas alegrias às tristezas. Assim, com todas as criaturas e em todas as circunstâncias da vida, louvamos o nosso Deus!
Oração Universal
V/ Irmãos e irmãs em Cristo: neste tempo santo do Natal, em que se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, supliquemos fervorosamente a Deus Pai, dizendo (ou: cantando), com grande confiança:
R/Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor.
Pela Igreja santa e católica, para que receba, na alegria da fé, o Filho de Deus, nascido de Maria, oremos, irmãos.
Pelo nosso mundo, para que a paz, o progresso e o bem-estar temporal ajudem as pessoas a desejar os bens eternos, oremos, irmãos.
Pelos que têm fome, estão doentes, presos ou sozinhos, para que o mistério do nascimento de Jesus os reconforte no corpo e na alma, oremos, irmãos.
Pelos que fecham o coração à Palavra divina, para que a Sabedoria do Verbo os leve a descobrir que sem Deus nada tem valor, oremos, irmãos
Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), para que acolham, de Maria, o Deus Menino e O descubram presente nos mais pobres, oremos, irmãos.
Por todos os peregrinos de esperança, para que tendo vivido com alegria o Ano Santo de 2025 se sintam renovados na fé, na esperança e na caridade, oremos, irmãos.
V/ Senhor, Pai santo, ouvi as súplicas dos vossos fiéis e, por intercessão da Virgem Maria, Mãe puríssima de Deus feito homem, dai-nos todos os bens. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
A Epifania celebra a tríplice manifestação de Jesus Cristo: aos Magos, no seu Batismo no Rio Jordão e nas Bodas de Canaã. Todavia, o episódio que popularmente mais a marca é a visita dos Magos, trazendo os seus presentes. Os Magos oferecem três presentes: ouro, incenso e mirra, que, simbolicamente, representam a realeza, a divindade e a humanidade de Jesus, mas, na Eucaristia, Deus dá-nos realmente e sacramentalmente aquilo que os Magos ofereceram simbolicamente. Pela Pão eucarístico, somos incorporados ao Corpo Real da Igreja e recebemos a Humanidade e a Divindade do Verbo de Deus. Os Magos ofereceram símbolos; nas nossas mãos é depositada como alimento a realidade significada.
Sair em missão
Oração
Senhor,
faz brilhar a Tua estrela sobre o meu caminho.
Que eu nunca deixe de Te procurar
e que cada passo me aproxime mais de Ti.
Quando Te encontrar,
que o meu coração Te adore com alegria.
Missão da Semana
Prosseguindo juntos no caminho de procura de Deus, somos convidados, ao longo desta semana, a fazer nascer, em nossa casa, um lugar para um sinal visível e permanente da nossa fé cristã.
Download de Ficheiros
a_natal_4_epifania.docx
Pão na Palavra
1920x1080
1080x1920
1024x768
Partilhar