Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Dez 2021
Início do Ministério Pastoral de D. José Cordeiro é a 13 de Fevereiro de 2022
Início do ministério episcopal tem lugar na Sé Catedral de Braga, às 16 horas.

O início do Ministério Pastoral de D. José Cordeiro como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas será a 13 de Fevereiro de 2022, na Sé Catedral de Braga, às 16 horas. A data foi anunciada por D. Jorge Ortiga, Arcebispo e Administrador Apostólico.

Segundo o Diário do Minho, o início do Ministério Pastoral sido um dos temas avançados para a reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga que começou ontem e que, habitualmente, tem uma frequência trimestral. O Arcebispo de Santiago de Compostela também costuma participar, mas apenas uma vez por ano.

A reunião começou com uma visita ao Espaço Vita, onde os bispos tiveram a oportunidade de conhecer o Auditório, a Capela da Imaculada Conceição e o refeitório.

Após a visita guiada e explicada por D. Jorge Ortiga, os bispos seguiram para a Cúria e os Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga, onde decorreu o encontro trimestral, com a presença do Arcebispo de Santiago de Compostela.

D. José Manuel Garcia Cordeiro foi nomeado Arcebispo Metropolita de Braga a 3 de Dezembro pelo Papa Francisco. Bispo da Diocese de Bragança-Miranda desde 2011, é, desde 2016, membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Na Conferência Episcopal Portuguesa é, desde 2014, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade; desde 2017, vogal do Conselho Permanente; e, desde 2018, delegado aos Congressos Eucarísticos Internacionais.

De 2005 a 2011 foi reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, tendo sido vice-reitor entre 2001 e 2005. Entre 1991 e 1999 foi pároco, formador no Seminário Diocesano e capelão do Instituto Politécnico de Bragança.

Na edição do Igreja Viva desta sexta-feira, 10 de Dezembro, pode ficar a saber mais sobre o que se vai passar no início do Ministério Pastoral D. José Cordeiro como Arcebispo Primaz.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social