DACS | 21 Jun 2022
Português reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana integra revista La Civiltà Cattolica
Sacerdote jesuíta de 63 anos já foi o Provincial da Companhia de Jesus em Portugal, entre 2005 e 2011.
  © Rui Ochoa/Presidência da República

O padre português Nuno da Silva Gonçalves, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana desde 2016, vai passar a integrar o Colégio de Escritores da revista jesuíta La Civiltà Cattolica, anunciou esta terça-feira o padre Antonio Spadaro, editor da publicação.

O jesuíta, natural de Lisboa, ingressou na Companhia de Jesus em 1975, em Soutelo, Vila Verde, e foi o Provincial da Companhia de Jesus em Portugal entre 2005 e 2011. Foi em 2016 que foi nomeado pelo Papa Francisco como reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, onde já era professor extraordinário e decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, assim director do Departamento de Bens Culturais da Igreja, desde 2012.

Antes, em 2011, o Pe. Nuno da Silva Gonçalves, sj, já tinha sido nomeado académico de mérito da Academia Portuguesa de História, sendo membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa desde 1994, ano anterior a concluir o doutoramento com a tese 'Os Jesuítas e a Missão de Cabo Verde (1604-1642)'. Foi ainda director da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica em Braga entre 2000 e 2005.

O jesuíta é sacerdote desde 1986, e também concluiu a licenciatura em filosofia e humanidades na Faculdade de Filosofia em Braga. Em 2018 foi condecorado pelo Presidente da República com Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, no grau de Grande Oficial.

Nuno da Silva Gonçalves, sj, vai deixar a reitoria da Pontifícia Universidade Gregoriana em Setembro de 2022, já tendo anunciado como sucessor o padre Mark Andrew Lewis, dos Estados Unidos da América.

A revista La Civiltà Cattolica é a mais antiga publicação periódica católica italiana, publicada pela primeira vez em Abril de 1850, e é a única que é directamente revista pela Secretaria de Estado da Santa Sé, recebendo a sua aprovação antes de cada edição ser lançada.

Editada desde 2011 pelo jesuíta Antonio Spadaro, a revista olha para a actualidade italiana e mundial "do ponto de vista católico", lendo e interpretando "a história, a política, a cultura, a ciência e a arte à luz da fé cristã proposta pelo Magistério da Igreja".