Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com 7MARGENS | 23 Set 2022
Cardeal Tolentino será o novo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação
O cardeal desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário da Santa Sé
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Mário Santos/Quetzal Editores

O cardeal português José Tolentino Mendonça foi nomeado como novo responsável do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano. O anúncio da nomeação ocorreu esta segunda-feira. 

No novo cargo, Tolentino Mendonça passará a reunir as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura. Ou seja, ficarão sob a sua tutela a rede escolar católica do mundo inteiro com 1360 universidades católicas, 487 universidades e faculdades eclesiásticas com 11 milhões de alunos e outras 217 mil escolas com 62 milhões de crianças. 

O cardeal português, no outro pelouro que passará a estar sob a sua tutela, coordenará o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura, não só a literatura ou as artes e o património, como também o desporto, a ciência e a Inteligência Artificial.

Esta nomeação é mais um passo na reorganização que o Papa Francisco está a fazer na Cúria Romana, tendo por base a nova constituição Praedicate evangelium, que passou a regular o funcionamento da estrutura central da Igreja Católica. O documento entrou em vigor no início de Junho e, entre outras mudanças, prevê a possibilidade de qualquer baptizado poder dirigir um dicastério, não havendo a obrigação de cargo ser ocupado por um cardeal.

O diploma  estabelece ainda o limite de cinco anos para a generalidade dos mandatos, ao mesmo tempo que dá prioridade absoluta à evangelização.

 

Notícia actualizada a 26 de Setembro de 2022 às 12:05

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190