DM - Carla Esteves | 15 Mar 2023
Exposição revela riqueza da Semana Santa na Europa e promete caráter itinerante
A mostra revela tradições de 18 cidades da Europa que integram a Rede Europeia da Semana Santa
  © Avelino Lima

O Largo do Paço é, desde a manhã de hoje, o palco da exposição de fotografia “Semana Santa, uma perspectiva europeia”, que reúne um conjunto de fotografias que reflectem algumas das principais celebrações da Semana Santa e da Páscoa na Europa. Aos bracarenses é assim dada a possibilidade de conhecer as tradições das 18 localidades que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa ,da qual Braga faz parte. A mostra estará patente ao público até 15 de abril.

Durante a apresentação, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio,  vincou a “enorme riqueza” das comemorações da Semana Santa nestas cidades, bem como a importância que esta mostra assume “no que respeita à valorização da internacionalização da Semana Santa, estando Braga integrada nesta Rede Europeia como um dos destinos naturais para milhares de fiéis, curiosos e visitantes”.

“Integrarmos esta rede é, para nós, um fator de grande valorização, e achamos que é também importante dar a conhecer aos bracarenses outras realidades de outros destinos, outros territórios que seguem essa tradição”, disse.

Em declarações aos jornalistas Ricardo Rio salientou “a colaboração estreita que tem existido entre as cidades que pertencem à Rede e que a colhem estas celebrações de forma tão intensa”.

“Reivindicamos que a colaboração entre estas cidades deve merecer o reconhecimento de um roteiro cultural à escala europeia”, sustentou, acrescentando que, “além da dimensão religiosa, a Semana Santa tem um significado enorme para o  Turismo, tratando-se de um evento que tem um impacto económico de largos milhões de euros”.

Também o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Amorim, defendeu que é muito importante que o Conselho da Europa reconheça o caráter cultural que une as cidades membros da Rede.

Para o cónego Avelino, a riqueza desta exposição consiste em “dar a conhecer a especificidade de cada uma das celebrações nas cidades que integram a rede, sobressaindo, as expressões em que essa fé se manifesta”.