Arquidiocese de Braga -
15 setembro 2024
A glória do Senhor é que sejamos irmãos
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Último dia de simpósio teológico do Congresso Eucarístico Internacional começou com a celebração da Eucaristia
O arcebispo de Sidney, Anthony Fisher, presidiu à Eucaristia do último dia de simpósio teológico do Congresso Eucarístico Internacional, onde apresentou de forma criativa Jesus como “teólogo culinário” ou “bom cozinheiro”, porque toda a sua vida e pregação apresentam comida, parábolas gastronómicas, modos de estar à mesa, refeições, desafio a frutificar…
Em toda a sua vida, “Jesus dá o pão, porque é o alimento fundamental”, mas Ele próprio “é o alimento essencial para as nossas pobres almas, para nos unir intimamente ao Pai”. Além disso, o pão é também o peixe, porque é símbolo e acróstico, em grego, de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Impelidos por Ele, somos chamados a ser pescadores de homens, fazendo com que todos reconheçam que “Ele é o Senhor”.
Para dar glória àquele que é o nosso Senhor, Pablo Martínez, cantautor argentino testemunhou que a beleza e a diversidade musical só faz sentido à volta da mesma e única Mesa. Para este músico, quem compõe para Deus pode encontrar em qualquer lugar ou ocasião uma inspiração: “o sonho de Deus não se copia!”.
Partilhar