Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 25 Jan 2022
Pe. Hans Zollner adverte: os pedófilos “escondem-se entre nós"
O principal especialista anti-abusos da Igreja estima que “em todas as regiões do mundo, entre 3% e 5% dos padres são abusadores”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

“Os criminosos estão escondidos entre nós, é necessária também uma investigação na Itália”. Esta é a reacção de Hans Zollner, presidente do Instituto de Antropologia, Estudos Interdisciplinares sobre Dignidade Humana e Cuidados às Pessoas Vulneráveis ​​da Pontifícia Universidade Gregoriana, depois da publicação de um relatório sobre abusos na diocese de Munique e Freising elaborado por uma firma de advogados que, confessa, o deixou em “choque”.

 

Reforçar a prevenção

O jesuíta destaca ainda que “o fenómeno já é claro: em todas as regiões do mundo, entre 3% e 5% dos padres são abusadores. Temos criminosos entre nós. Por esta razão, ainda devem ser tomadas medidas para purificar a Igreja”. “Estamos devastados com a magnitude dos números e com a continuação dessa violência por décadas”, disse o Pe. Zollner em entrevista ao jornal La Stampa.

“Após a publicação dessas investigações, devemos começar a ouvir as vítimas. E seria necessário mudar as relações de poder na Igreja, que deveriam ser mais partilhadas e menos autoritárias, e abertas ao escrutínio com a possibilidade de serem julgadas por outros especialistas fora da esfera católica”, propõe.

Além disso, aponta “a ocultação e o encobrimento dos casos, as omissões e a indiferença por parte das hierarquias e funcionários diocesanos, que não tomaram as medidas exigidas pelo direito canónico”.

O especialista admite que muito trabalho está a ser feito no campo da prevenção. Em primeiro lugar, na formação de sacerdotes, religiosos, catequistas e outros colaboradores.

“Mas devemos aprender a ser mais responsáveis”, conclui.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 25 de Janeiro de 2022.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Prevenção  •  Hans Zollner  •  Abusos Sexuais  •  Clero  •  Itália
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui