Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vatican News | 18 Mai 2022
Religiosos não-presbíteros podem ser Superiores de Institutos Religiosos
Documento foi hoje, data em que entra em vigor, emitido pela Santa Sé. Neste momento, apenas está disponível em italiano.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

Um religioso, mesmo que não seja padre, poderá agora tornar-se Superior de um Instituto Religioso.

"O Santo Padre Francisco (...) concedeu à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica a faculdade de autorizar, a seu critério e em casos particulares, aos associados não clericais a atribuição do ofício de Superior Maior em institutos religiosos de direito pontifício e nas sociedades clericais de vida apostólica de direito pontifício da Igreja latina e dela dependentes, sem prejuízo do cân. 588 §2 CIC e o direito próprio do Instituto de Vida Consagrada ou da Sociedade de Vida Apostólica, salvo o cân. 134 §1", pode ler-se no documento emitido hoje pela Santa Sé, data em que entra em vigor.

O Rescriptum papal publicado hoje contém quatro artigos que declaram os vários graus de autorização que a nomeação de um não-clérigo para dirigir um instituto deve receber, quer seja "nomeado" como "Superior Local" ou "Superior Maior", ou mesmo "eleito" como "Moderador Supremo ou Superior Maior".

A instância suprema, entretanto, continua a ser a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a quem se reserva "o direito de avaliar o caso individualmente e as razões alegadas pelo Moderador supremo ou pelo capítulo geral".

PARTILHAR IMPRIMIR
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui