Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 23 Jun 2022
Propaganda Fide: 400 anos à frente da missão da Igreja
A 22 de Junho de 1622, o Papa Gregório XV constituía um Dicastério vaticano para dirigir e coordenar as actividades missionárias em todo o mundo.
  © DR

A Propaganda Fide, Dicastério vaticano a partir do qual é coordenada a missão da Igreja, completa hoje 400 anos. A 22 de junho de 1622, o Papa Gregório XV publicou a bula Inscrutabili divinae, com a qual a congregação foi instituída.

“A Congregação mostrou-se crucial para tornar a missão evangelizadora da Igreja verdadeiramente como tal, independente da interferência dos poderes mundanos, a fim de constituir as Igrejas locais que hoje mostram tanto vigor”, explicou o Papa Francisco na mensagem do Domund deste ano.

“Desejamos que a Congregação, como nos últimos quatro séculos, com a luz e a força do Espírito, continue e intensifique o seu trabalho de coordenação, organização e animação da actividade missionária da Igreja”, afirmou.

Como explicam as Pontifícias Obras Missionárias, desde o início que a Congregação promoveu o respeito pelas culturas indígenas e a preservação das línguas e daquelas estruturas sociais que respeitavam a dignidade de todas as pessoas.

Com ela, o anúncio do Evangelho chegava a inculturar-se até aos confins da terra, sem perder a sua essência. Da mesma forma, desde o início que foram convidados a formar vocações locais nas missões.

O futuro do Dicastério

Em 1988, João Paulo II mudou o nome da Propaganda Fide com a constituição apostólica Pastor Bonus e passou a chamar-se Congregação para a Evangelização dos Povos. Com a nova reforma da Cúria, que entrou em vigor no dia 5 de Junho, muda novamente de nome e passa a ser a Segunda Secção do Dicastério para a Evangelização, que ocupa o primeiro lugar no organograma da Cúria, e cujo prefeito é o próprio Francisco.

Actualmente é responsável por coordenar e dirigir a missão universal da Igreja na primeira evangelização, com poderes executivos e administrativos: criação e divisão de dioceses, nomeação de bispos...

Além disso, fazem parte dela as Pontifícias Obras Missionárias: envolvem todos os cristãos no trabalho missionário através da oração e doações e, com os rendimentos, sustentam o funcionamento ordinário dos territórios de missão.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 22 de Junho de 2022.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga