Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com The Tablet | 17 Out 2022
Vaticano apela a trégua “viável e urgente” na Ucrânia
Secretário de Estado do Vaticano disse que uma trégua na Ucrânia é “não apenas viável, mas necessária e urgente”.
  © UNDP Ukraine

O Cardeal Parolin disse que “o fim do confronto de armas, dos bombardeamentos, da destruição, é um primeiro passo necessário” para a paz.

O secretário de Estado do Vaticano disse que uma trégua na Ucrânia é “não apenas viável, mas necessária e urgente”.

Em entrevista ao semanário italiano Famiglia Cristiana publicada a 13 de outubro, o cardeal Pietro Parolin disse que “não estava em condições de dizer que paz é possível”, mas sublinhou que “o fim do confronto de armas, dos bombardeamentos, da destruição, é um primeiro passo necessário”.

Afirmou que uma trégua seria uma oportunidade para construir uma paz justa, mas observou que “não há justiça sem perdão”. Isso exigiria “uma mudança de atitude refletida em ações”, disse, apelando a “gestos de confiança e boa vontade, que criem as condições para o diálogo e abram o caminho para as negociações”.

“O Papa foi claro sobre isto”, acrescentou o Cardeal Parolin, referindo-se aos apelos do Papa Francisco na semana passada aos governos russo e ucraniano para “estarem abertos” às negociações.

Na terça-feira, o representante permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, o arcebispo Gabriele Caccia, falou numa sessão especial de emergência da Assembleia Geral da ONU, citando o apelo do Papa por uma trégua que permita “o início de negociações que levem a soluções que não são impostas pela força, mas consensuais, justas e estáveis”.

O arcebispo Caccia disse que todas as soluções devem ser “baseadas no respeito ao sacrossanto valor da vida humana, bem como na soberania e integridade territorial de cada país”.

O Papa Francisco ofereceu mais orações pelas vítimas da guerra no fim da sua audiência geral na quarta-feira, dizendo que o seu “coração está com o povo ucraniano, especialmente com os habitantes dos lugares onde os bombardeamentos ocorreram”. Isto seguiu-se a ataques generalizados de mísseis russos em resposta aos avanços ucranianos no sul do país.

O cardeal Parolin também insistiu que “a porta permanece aberta e o diálogo não é interrompido” entre o Vaticano e o patriarcado de Moscovo.

“Por parte da Santa Sé”, disse, “o desejo nunca diminuiu, mesmo que as circunstâncias o tenham impedido de se tornar realidade. Sentimos que há também esse desejo por parte da Igreja Ortodoxa”.

Em contraste, a 3 de outubro, o prelado ortodoxo russo responsável pelas relações exteriores do patriarcado disse que as relações com a Igreja Católica estavam “praticamente congeladas”.

Falando à estação de televisão estatal Rússia 24, o metropolita Anthony Sevryuk disse: “Neste momento devo dizer que alguns comentários que lemos e ouvimos não apenas dos lábios do Papa, mas também de grande parte dos seus assessores, absolutamente não contribuem para a preparação de uma nova reunião e mais cooperação”.

Os católicos na Rússia aderiram às orações do Papa Francisco pela paz, recitando o rosário para essa intenção na Catedral da Mãe de Deus de Moscovo a 7 de outubro, Festa do Santo Rosário, informou a Agência Fides.

O arcebispo de Moscovo, Paolo Pezzi, apresentou as orações: “Trazer a paz não significa suavizar toda a aspereza e nivelar a diferença. Trazer a paz significa aceitar a todos, mesmo aqueles que pensam de forma diferente de nós. A paz é acima de tudo a capacidade de perdoar”.

Artigo de Patrick Hudson, publicado no The Tablet a 14 de outubro de 2022.

Palavras-Chave:
Ucrânia  •  Rússia  •  Trégua  •  Vaticano  •  Paz  •  Papa Francisco