Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Pe. Sereneu Rodrigues Alexandre - Paroco | 24 Mar 2023
Paróquia dos Santos Anjos de Coalane - Grito de socorro
Recebemos o relato do Padre Sereneu Rodrigues Alexandre, do clero diocesano, e pároco da Paróquia Santos Anjos de Coalane, que foi terrivelmente fustigada pelo ciclone Freddy. Segundo ele, o furacão destruiu as comunidades.  Das 14, apenas duas resistiram.
  © Arquivo pessoal | A "Igreja Mãe", Paróquia Santos Anjos de Coalane

Neste momento de sofrimento, escrevo-vos da Diocese de Quelimane, em Moçambique -A paróquia referenciada vem por este meio dar a conhecer os incalculáveis danos provocados pelo ciclone Freddy, que fustigou a província da Zambézia, concretamente na cidade de Quelimane, onde se localiza a diocese com mesmo nome, nos dias 11 e 12 de Março do corrente ano.

A Paroquia de Coalane é constituída por 14 comunidade autónomas; das quais só duas, Janeiro e Icidua, resistiram a fúria dos ventos. Outras quatro: Ivagalane, Mutimbuanha, Temane, Muropue e Mirrudina, ficaram destruídas na totalmente; e enquanto as outras sete - paróquia Sede, Sampene, Temane, Muropue, Chirangano, Torrone e Chuabo Dembe - viram seus losalites, chapas e as estruturas da cobertura destruídas totalmente, rachas nas paredes, em suma destruídas parcialmente.

A Igreja Mae ou Principal, Paroquial Santos Anjos de Coalane, a este momento perdeu a estrutura e a respectiva cobertura,  janelas danificas e vidros partidos e o sistema de som danificado, o sistema de electrificação destruído e material litúrgico destruído com as aguas….a miséria abateu-se sobre nós.

A Igreja Paroquia dos Santos Anjos de Coalane é de 48m de comprimento e 25 de largura; com duas torres de 5m² cada uma. A este momento, necessitamos de apoio em Losalites ou Chapas IBR, um sistema de som e material litúrgico.

Igreja Do Sagrado Coração de Jesus, Torrone, teto danificado.

Igreja De Santa Bakita, Chuabo Dembe. Perdeu o tecto e rachas graves, que põem em perigo os fieis.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga