Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Abr 2017
Arciprestado de Cabeceiras de Basto desafiado à vivência da Semana das Vocações em noite dedicada ao Teatro
Iniciativa congregou mais de 200 pessoas e procurou ajudar na preparação e divulgação desta semana.

Na passada sexta-feira, dia 31 de Março, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu a apresentação de uma peça de teatro em Cabeceiras de Basto com o objectivo de continuar a preparar e divulgar a Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontece neste Arciprestado, de 30 de Abril a 7 de Maio, com o tema “Impelidos pelo Espírito para a Missão”.

Este momento de cariz cultural, com início marcado para as 21h30, na Casa da Juventude, Artes, Ofícios e Gerações (Mercado Municipal), contou com a adesão de mais de 200 pessoas, na sua maioria agentes de pastoral das diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Cabeceiras de Basto, destacando-se a presença de um elevado número de jovens.

À chegada ao local do espectáculo os participantes foram acolhidos com uma dinâmica vocacional preparada também pelo já referido Departamento, que, através da recolha de fotos e do convite à partilha de mensagens num mural preparado para o efeito, procurou interpelar a todos para a temática de fundo desta Semana de Oração pelas Vocações, assim como para a vivência e celebração comprometida da mesma. De referir que essa mesma dinâmica conseguiu conquistar a atenção de todos, contando com a sua participação activa e entusiasmada.

Quanto ao espectáculo, propriamente dito, esteve a cargo do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, com a apresentação da peça “Variações sobre o Teorema de Clinto e as Vantagens de uma Espiga ao Sol”, cujo texto e encenação são da autoria de José Miguel Braga. A peça foi do agrado dos presentes e com as suas representações os seminaristas actores mantiveram a plateia envolvida e animada.

No final do teatro tomou a palavra o P.e Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional. O sacerdote agradeceu a presença de tão grande número de pessoas, assim como ao Grupo de Teatro pela apresentação da peça e ao Arciprestado anfitrião pelo acolhimento. Aproveitou também para relembrar, de forma sucinta, as diferentes iniciativas que se prendem com a concretização da Semana de Oração pelas Vocações, enfatizando que, neste ano de 2017, “o Arciprestado de Cabeceiras de Basto é o rosto desta semana a nível arquidiocesano”.

Antes do regresso a casa, os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um convívio, que possibilitou encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B