Arquidiocese de Braga -
27 setembro 2022
Zona Pastoral da cidade de Braga acolhe Momentos de Oração pela Vida e Vocações

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Encontros obedecem a uma frequência mensal e passam por várias paróquias e outros locais de culto da cidade.
À semelhança dos últimos anos, a Zona Pastoral da cidade de Braga, em parceria com o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, realiza ao longo do ano, com uma frequência mensal, diferentes Momentos de Oração pela Vida e Vocações, procurando nunca descurar a centralidade e importância da temática vocacional no seio e na vida da Igreja.
Deste modo, esta iniciativa tem como objetivo ajudar os cristãos e as comunidades a viver a vida em verdadeira dinâmica vocacional, isto é, em resposta à iniciativa de Deus que chama, nos acolhe no Seu amor e nos convida à alegria, a partir de uma consciência de batizados em Cristo, n’Ele enraizados, chamados ao Seu serviço e à santidade. Assim sendo, estes momentos procuram também ajudar a implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os sectores de pastoral, nomeadamente pelo exercício da caridade e do serviço aos irmãos, na edificação de uma “Igreja sinodal e samaritana”.
Salvo algumas exceções, os encontros decorrem na primeira quinta-feira de cada mês, às 21h15. O primeiro, tem lugar a 6 de outubro na Igreja paroquial de S. Lázaro. Em novembro, e a propósito da Semana de Oração pelos Seminários, este encontro assume contornos particularmente diferentes, acontecendo a uma sexta-feira, dia 4, numa vigília de oração, na Igreja de S. Pedro e S. Paulo. No dia 1 de dezembro será a vez de Gualtar receber esta iniciativa. Seguem-se a Igreja do Pópulo, a 5 de janeiro, S. Victor, a 9 de fevereiro, S. Vicente, a 2 de março, e a Igreja de Senhora-a-Branca, a 20 de abril. Em maio, acontece o único momento de oração que obedece a um horário diferente, sendo às 17h00, no dia 4, na Igreja de Sto. Adrião. O último dos encontros volta ao horário habitual, no dia 1 de junho, na Igreja paroquial de Maximinos.
Partilhar