Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 30 Jan 2023
Departamento de Pastoral para as Vocações promove encontro com todas as Equipas Arciprestais da Arquidiocese
Preparação para a JMJ’23 dá a tónica a esta iniciativa.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove, à semelhança dos anos anteriores, um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, estando o mesmo agendado para o próximo dia 4 de fevereiro, sábado, entre as 09h30 e as 12h30. Desta feita, esta iniciativa acontece no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga, procurando também “ajudar a prosseguir no caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa no próximo mês de agosto”.

Para este encontro estão convidados todos os Sacerdotes Assistentes, assim como todos os outros elementos que possam constituir as equipas existentes nos diferentes Arciprestados. Subordinada ao tema “Juntos, ensaiamos um SIM… Há pressa no ar!”, em consonância com a temática que preside ao ano pastoral e, como já referido, numa estreita ligação ao caminho de preparação para a celebração da JMJ, esta iniciativa pretende, como já é habitual, reforçar e atualizar uma rede de contactos já criada nos anos anteriores, firmando pontes de partilha e comunhão entre as equipas e o Departamento Arquidiocesano, possibilitando, ao mesmo tempo, um intercâmbio de experiências, em matriz sinodal, e uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional em toda a ação pastoral.

Na verdade, e como sublinha o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral das Vocações, “importa que toda a pastoral seja efetivamente vocacional, na medida em que Deus a todos chama e envia”. Assim, "porque, juntos, somos Igreja sinodal samaritana, cada um deve (re)descobrir-se e (re)ver-se a partir desse chamamento de Jesus, de modo a que possa responder com um amor verdadeiro e, assim, Deus possa habitar toda a nossa ação pastoral e a vida das nossas comunidades, como nos desafia a nossa Arquidiocese, sem esquecer a grande festa para toda a Igreja que será a vivência e celebração da JMJ'23".

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B