Família Solidária
Família Solidária 566

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Braga
14 Abr 2016
Apontamentos sobre o arciprestado de Braga.

O Arciprestado* de Braga é composto por 63 paróquias da Arquidiocese de Braga que correspondem, em termos civis, ao âmbito geográfico das 37 freguesias do concelho de Braga. A designação da maioria das paróquias é feita pelo nome do santo padroeiro (orago) seguido do topónimo usado na anterior organização civil (o concelho de Braga era constituído por 62 freguesias, agora agrupadas em freguesias e união de freguesias). Algumas das paróquias da área geográfica da cidade de Braga são apenas designadas pelo padroeiro: São Victor, São Vicente, São José de São Lázaro, São João do Souto, Santo Adrião.

Atualmente, para facilitar a dinâmica pastoral, o arciprestado de Braga está organizado, geograficamente, em três zonas pastorais (a primeira divisão contemplava cinco zonas), a saber: Cávado1; Cidade/Este2, Oeste/Veiga3. Cada zona elege pelo menos um presbítero que assume a responsabilidade de delegado no Conselho Arciprestal.

A missão evangelizadora está dividiva em seis equipas de acordo com o Estatuto da Cúria Arquidiocesana: Educação Cristã; Liturgia e Sacramentos; Laicado e Família; Vocações, Ministérios e Missões; Pastoral Social e Mobilidade; Bens Patrimoniais, Cultura e Comunicação Social. Cada equipa designa um ou mais presbíteros que passam a integrar o Conselho Arciprestal como delegados de setor pastoral.

* «A Arquidiocese de Braga está dividida em [551] paróquias as quais, por motivos de ordem pastoral, se agrupam em Arciprestados, sendo um deles o Arciprestado de Braga» (Estatuto do Arciprestado, artigo 1.º).

1 A zona pastoral «Cávado» congrega 17 paróquias: Santa Eulália de Crespos, Santa Lucrécia de Algeriz, Santa Maria de Adaúfe, Santa Maria de Palmeira, Santa Maria de Panoias, Santo Adrião de Padim da Graça, Santo André de Gondizalves, São Jerónimo de Real, São João Baptista de Semelhe, São Lourenço de Navarra, São Martinho de Dume, São Martinho de Mire de Tibães, São Miguel de Frossos, São Paio de Merelim, São Paio de Parada de Tibães, São Paio de Pousada, São Pedro de Merelim.

2 A zona pastoral «Cidade/Este» congrega 21 paróquias: Divino Salvador de Nogueiró, Divino Salvador de Pedralva, Santa Eulália de Tenões, Santa Maria de Ferreiros, Santa Maria de Lamaçães, Santa Maria de Sobreposta, Santa Maria Maior e Sé Primaz, Santo Adrião, São João Batista de Nogueira, São João do Souto, São José de São Lázaro, São Mamede de Este, São Martinho de Espinho, São Miguel de Gualtar, São Pedro de Este, São Pedro de Lomar, São Pedro de Maximinos, São Tiago da Cividade, São Tiago de Fraião, São Vicente, São Victor.

3 A zona pastoral «Oeste/Veiga» congrega 25 paróquias: Divino Salvador de Arentim, Divino Salvador de Figueiredo, Divino Salvador de Tebosa, Divino Salvador de Trandeiras, Santa Ana de Vimieiro, Santa Cecília de Vilaça, Santa Maria de Aveleda, Santa Maria de Lamas, Santa Maria de Sequeira, Santo Estêvão de Penso, São Bartolomeu de Tadim, São Julião de Passos, São Lourenço de Celeirós, São Martinho de Fradelos, São Miguel da Morreira, São Miguel de Cabreiros, São Miguel de Cunha, São Miguel de Guizande, São Paio de Arcos, São Paio de Ruílhe, São Pedro de Escudeiros, São Pedro de Oliveira, São Tiago de Esporões, São Tiago de Priscos, São Vicente de Penso.

Palavras-Chave:
Arciprestado de Braga