Arquidiocese de Braga -

7 fevereiro 2022

1ª Semana Amoris Laetitia, (atualização) de 14 a 20 de fevereiro

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

\n

Com o tema “Namoro/Casamento - para viver, fortalecer e honrar”, a1ª Edição da Semana Amoris Laetitia vai realizar-se de 14 a 20 de fevereiro. Integrada no Ano Família Amoris Laetitia, proclamado pelo Papa Francisco, e organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF), pretende-se que esta “Semana AL” seja de estímulo e reflexão sobre o namoro, o casamento e a família. É uma semana para viver em casal/família, não esquecendo que no namoro comprometido já se inicia a caminhada para um projeto de vida. Pode inscrever-se AQUI, mas veja mais pormenores:

De 14 a 18 de fevereiro, às 21 horas, serão transmitidos (através das redes digitais da Arquidiocese) breves testemunhos de noivos e casais com as temáticas: “Namoro cristão”, “Casal e família”, “Ao serviço da Igreja”, “Filhos” e “Desafios da Família hoje”.

Pode encontrar em anexo um Guião para um Jantar a dois (ou em família), com menu especialissimo. Propõe-se um momento de reflexão e partilha à mesa, com uma «ementa espiritual». Sexta-feira, 18 de fevereiro, é dia de «Cinema Amoris», para o que sugerimos  várias propostas de filmes, para um serão de cinema em família:

- Coco

- Luca

Capitão fantástico (a educação dos filhos em discussão)

O Filho da Noiva (saber definir as prioridades na vida)

A loja do ourives - Ato 1 e A loja do ourives - Ato 2 (assumir o casamento como resposta a uma vocação)

No sábado, dia 19, às 21h00, na Capela da Imaculada do Seminário Menor de Braga, será rezado o terço por todas as famílias, presidindo o Sr. Arcebispo D. José Cordeiro. Este momento de oração terá também transmissão nas redes digitais e o guião para rezar o terço em família estará disponível em anexo.

A Semana AL termina no Domingo, 20 de fevereiro, com a 4ª Sessão da Escola de Famílias, com o tema «Pontes entre nós». Esta sessão é dedicada à comunicação no casal: é necessário investir em estratégias de diálogo a dois. A vida do dia-a-dia é exigente: trabalho, horários, filhos (e confinamentos). Sem nos darmos conta, podem passar muitos dias sem percorrer a nossa ponte, aquela que construímos no coração. Se queremos que no casal “nunca caiam as pontes entre nós”, precisamos de alimentar verdadeiramente a comunicação profunda. Tal comunicação tem de existir também entre os vários membros da família.

Nesta sessão é possível participar presencialmente, no Centro Pastoral da Arquidiocese em Braga, mas também pelas plataformas digitais. Após a Escola de Famílias, realiza-se a Eucaristia de encerramento, às 18 horas, na Capela da Imaculada, presidindo o Sr. Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida.

Mas, na verdade, esta Semana AL não encerra aqui, pois pretende-se que seja um estímulo a uma vivência mais profunda da relação de casal e dos vínculos entre os membros de cada família, construindo em cada dia a cultura do encontro. Assim nos impele o Papa Francisco na recente «Carta aos Esposos», incentivando cada família a viver “na terra prometida por Deus”: viver na comunhão de amor com Jesus, que está sempre connosco, no nosso barco, mesmo em mar agitado. Esta é a verdadeira alegria do amor em cada família.


Download de Ficheiros

Jantar em casal – cuidar o amor.pdf

Rosário para famílias.pdf