Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 14 Out 2019
Dia do Catequista na Diocese de Vila Real - O CMAB esteve presente!
Davide Duarte, leigo missionário Diálogos e equipa missionária salama! 2016-17 e Pe. Paulino Carvalho, equipa missionária Salama! 2017-19

Foi no passado dia 5 de outubro que a Diocese de Vila Real dinamizou o seu Dia do Catequista, em Vila Pouca de Aguiar. Estiveram presentes cerca de três centenas de catequistas que se sentiram motivados ao desafio do tema proposto: “Catequese e Missão”.

Na abertura do encontro, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, começou por enaltecer a importância e responsabilidade do catequista: “A Igreja confia-vos uma missão importante, também bonita, exigente e difícil”. Desafiou a cada catequista a caminhar na “alegria na descoberta do rosto de Jesus”.

Também o CMAB se fez estar presente com a dinamização de um workshop, onde se pretendeu apresentar diferentes caminhos e contextos de missão. Com o mote “a minha experiencia missionária em Moçambique”, o Pe. Paulino e o leigo Davide apresentaram o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga e o projeto Salama, cooperação entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba, enaltecendo as dificuldades que os catequistas enfrentam para desempenhar a sua missão na paróquia de Sta. Cecília de Ocua. Desde 2016 que a Arquidiocese de Braga assumiu a sua 552.ª paróquia, sendo esta dentro do perímetro geográfico de Pemba, com envio de equipas missionárias que trabalham, fundamentalmente, toda a Pastoral da Igreja.

Neste diálogo, e exemplo concreto de uma realidade bem diferente da nossa em Portugal, foi destacada a organização de uma igreja ministerial, num terreno tão vasto que o padre apenas consegue celebrar uma vez por ano, mas onde a Fé cristã cresce muito pela responsabilidade do catequista, mesmo com poucos ou nenhuns recursos. Neste sentido, apresentaram também um projeto de “apadrinhamento de catequistas” que pretende fortalecer a Fé do catequista, mas também formar e apoiar com alguns recursos as catequeses das 95 comunidades que pertencem à paróquia.

Lembrando os desafios para este mês missionário extraordinário, Pe. Paulino foi também desafiando esta diocese a formar o seu centro com cariz missionário.

O Dia Diocesano do Catequista de Vila Real terminou com celebração do envio e compromisso missionário ‘Todos, tudo e sempre em Missão’, o lema do Ano Missionário Especial que a Igreja Católica em Portugal viveu este ano pastoral que está a terminar.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui