Arquidiocese de Braga -

25 março 2016

Abri os meus olhos

Fotografia Avelino Lima

Homilia na Sexta-feira Santa, às 15h, na Sé Catedral de Braga.

\n \n

Na Homilia desta Sexta-feira Santa, que teve lugar na Sé Catedral, pelas 15h00, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, alertou para a importância de entendermos a “urgência da compaixão”, “padecendo com Cristo” e, assim, assumirmos a “figura do Cireneu que carrega e alivia a cruz dolente”.

Numa altura em que se celebra a morte de Cristo, o Arcebispo ressalvou a importância de vermos as dores e “não passar à frente”. Assim, deixou um apelo: “Fazer dos sofrimentos da Humanidade os nossos e aí colocar sementes de esperança que os atenuem”.

D. Jorge Ortiga convidou todos os cristãos a replicarem o gesto “profundamente cristão” de beijar a cruz de Cristo, não pela cruz, “porque ela mesma não é o símbolo cristão, mas por amor ao crucificado e à pessoa que se sente esmagada pela dor”. Neste sentido, acrescentou: “Vendo Jesus na cruz, rezemos por quem sofre, pelos inocentes e por quem nunca teve um cireneu ao seu lado”.

“Assim como o Cireneu e Maria viram e beijaram a cruz de Cristo, assim nós podemos, e devemos, replicar esse gesto profundamente cristão”, explicou o prelado. Contudo, frisou, para além da procura da face de Cristo no crucifixo, devemos encontrá-la “nas situações dolorosas pessoais” e de todos com que nos cruzamos no “peregrinar da vida”.

Durante a Homilia, o Arcebispo não esqueceu “as centenas de cristãos perseguidos e mortos na Síria”, os “milhares de refugiados que morreram na travessia do mar Egeu”, e as “dezenas de pessoas foram assassinadas em actos terroristas”. “Que mundo é este que estamos a construir?”, questionou, sublinhando o repúdio à violência “usada em nome de Deus”.

O tema da eutanásia também mereceu algumas palavras da parte de D. Jorge Ortiga, que destacou o facto de “o domínio sobre a vida” pertencer “única e exclusivamente a Deus”. “A tradição cristã é muito clara ao afirmar que o amor é a única linguagem capaz de vencer a morte”, rematou.


Download de Ficheiros

HML_06_2016.03.25_Braga_SextaSanta.pdf