Arquidiocese de Braga

718cde169f4fa24ce24838565421e28e

D. Eurico Dias Nogueira nasceu em 1923, em Dornelas do Zêzere, Coimbra. Faleceu em 2014, em Braga. Foi ordenado sacerdote em 1945.

Foi Bispo de Vila Cabral, Moçambique (de 1964 a 1972), e de Sá da Bandeira, Angola (de 1972 a 1977), e, ainda, Arcebispo de Braga (entre 1977 e 1999). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Licenciou-se em Direito Civil e em Ciências Político-Económicas, ambos pela Universidade de Coimbra, e doutorou-se em Direito Canónico, pela Universidade Gregoriana (Roma).

Na diocese de Coimbra, exerceu funções de docência e de pastoral universitária. Foi cónego da Sé de Coimbra e director de um colégio. Realizou vários trabalhos académicos relacionados com a dimensão missionária, algo que contribuiu para as suas nomeações como Bispo nas dioceses de Vila Cabral e Sá da Bandeira. Participou no Concílio Vaticano II.

Foi nomeado Arcebispo de Braga em 1977, quando regressou a Portugal. Da obra enquanto Arcebispo de Braga, é de relevar o seu papel na consolidação da presença da Universidade Católica Portuguesa na cidade, a importância que atribuiu aos meios de comunicação ligados à Igreja, a relação pessoal que estabeleceu com os media locais e nacionais, o apoio dado a um grande número de construções e remodelações de igrejas, a ampliação da rede social de instituições ligadas à Igreja e a corajosa denúncia pública de esquemas e vícios da vida política e social e de problemas da própria Igreja.