Arquidiocese de Braga

Cúria Arquidiocesana > Arquidiocese > Cúria

Cúria Arquidiocesana

A Cúria Arquidiocesana de Braga é o instituto jurídico responsável por ajudar o Arcebispo Primaz no governo de toda a Arquidiocese.

A Cúria, por um lado, é expressão da co-responsabilidade e ministerialidade e, por outro, partilha o múnus do Bispo de animar todos os serviços presentes na comunidade eclesial. Ela é, por isso, o conjunto «das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial» (cân. 469).

Finalidades da Cúria Arquidiocesana

Tutelar e promover, sob dependência direta do Arcebispo Primaz, a disciplina eclesial em matéria de doutrina, culto e sacramentos;
Estudar tudo o que diz respeito à vida e à missão da Igreja Arquidiocesana;
Aconselhar o Arcebispo Primaz nos diversos âmbitos da ação pastoral;
Assistir o Arcebispo Primaz na sua responsabilidade de governo da Arquidiocese (pastoral, administrativa e judicialmente), fornecendo-lhe os instrumentos necessários para conhecer, avaliar, decidir, guiar e verificar;
Apoiar e coordenar a execução do plano pastoral arquidiocesano, bem como as iniciativas pontuais, dando assistência às diversas articulações da comunidade diocesana e promovendo as suas atividades.