Arquidiocese de Braga -

30 abril 2015

Arcebispo de Braga: Conquistar a vida todos os dias

Fotografia

Homilia na bênção dos finalistas da Universidade Lusíada.

\n \n

O Arcebispo de Braga, durante a homilia na bênção dos finalistas da Universidade Lusíada, sublinhou a excelência da formação dos universitários ali presentes mas denunciou, ao mesmo tempo, as políticas ineficazes na hora gerar emprego. "Sei, contudo, que as actuais circunstâncias socioeconómicas e decisões políticas encurralaram muitos dos vossos colegas no meio desta ponte", afirmou D. Jorge Ortiga.

A bênção dos finalistas deveria ser uma "ponte" temporária entre o período de formação e o início da actividade laboral. Acontece que muitos jovens sentem-se "rejeitados pelos construtores da sociedade", afirmou o Arcebispo de Braga, numa evidente alusão a Cristo, a "pedra rejeitada" que veio a tornar-se "pedra angular". Neste sentido, D. Jorge Ortiga pediu para que não se resignassem. "O futuro constrói-se mesmo que existam muitas adversidades ou adversários. Só quem ousa luta consegue vencer".

Durante a homilia, o prelado mencionou ainda dois temas da actualidade. Em primeiro lugar, o drama do Mediterrâneo e o encerramento da Semana de Oração pelas Vocações.

A homilia foi proferida no dia 26 de Abril, no Parque da Devesa, pelas 14h30.



Download de Ficheiros

Homilia