Arquidiocese

Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
28 Dez 2015
Discurso na inauguração do Palácio do Raio
A inauguração decorreu no dia 28 de Dezembro.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A sociedade portuguesa tem por costume proceder à bênção dos edifícios novos ou restaurados. Com este gesto, invoca-se a presença de Deus para a concretização dos objectivos, pretende-se ainda agradecer a Deus e a todos quantos exerceram a generosidade de colocar estes espaços ao serviço do bem comum.

A história de Braga está marcada por um conjunto de edifícios que representam hoje um património notável. A Igreja, por si ou pelos seus benfeitores, edificou-os para os colocar ao serviço da sociedade. Hoje é notório o trabalho da sua recuperação, restituindo-os quando possível ao traçado original, da sua custosa manutenção e do interesse em fazer com que sejam usufruídos pela comunidade.

No final de ano, creio ser conveniente sublinhar que o bem das populações se constrói através de uma pluralidade de sujeitos que aceitam e agradecem uma coordenação estatal ou de uma União Europeia, desde que não se limite a impor uma legislação exagerada, mas antes que facilite e estimule o trabalho desses sujeitos, individuais ou colectivos, que o reconheça e apoie sempre segundo critérios de justiça e igualdade. 

 

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz 

 

Pode ler aqui o discurso completo.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190