Arquidiocese de Braga

CNS/Jorge Cabrera, Reuters

3 outubro 2022

Notícia

A. Presidente da Nicarágua apelida Igreja de “ditadura”

Daniel Ortega alegou sem provas que os bispos do seu país pediram aos manifestantes que o matassem durante os protestos em 2018.

DR

15 setembro 2022

Notícia

A. Bispos visitantes de Myanmar quebram silêncio sobre problemas em casa

Três bispos do país do sudeste asiático recentemente pararam em Paris e Lourdes a caminho do Vaticano, falando com mais franqueza do que o habitual sobre o caos no seu país governado pelos militares.

DR

8 setembro 2022

Notícia

A. “Estamos a baptizar Africanos, mas não a torná-los cristãos”

Teólogo que em breve será ordenado bispo de uma diocese na Costa do Marfim diz que a Igreja em África precisa de formar e utilizar melhor os dons dos leigos.

Marc Hoogsteyns/AP

8 setembro 2022

Notícia

A. Grupo católico diz que rebelião em Moçambique ainda ameaça civis

Depois de os rebeldes terem tomado a cidade de Palma no início de 2021, tropas de países vizinhos chegaram ao país para ajudar os militares moçambicanos.

ALBIN HILLERT/ALBIN HILLERT/WCC

2 setembro 2022

Notícia

A. Conselho Mundial de Igrejas reúne-se em assembleia, com a “reconciliação” em foco

São esperados 3.000 a 4.000 visitantes de todas as religiões, que poderão debater e obter informações no local.

1 setembro 2022

A. Canadá: crimes de ódio contra católicos aumentaram 260% num ano

A Liga Católica de Direitos Civis divulgou a comparação entre os ataques contra a Igreja Católica perpetrados em 2020 e 2021.

MOHAMMED HEMMEAIDA/AFP

26 julho 2022

A. Cristãos no Sudão estão novamente a enfrentar perseguição

O governo de transição do Sudão estava comprometido com a liberdade religiosa, mas um golpe de Estado em Outubro passado marcou o regresso do discurso de ódio e assédio à pequena minoria Cristã.

CNS/Tyler Orsburn

14 julho 2022

A. Iraque – Arcebispo saúda currículo inclusivo

O número de cristãos no Iraque caiu rapidamente no meio da desintegração política que se seguiu à invasão liderada pelos EUA em 2003.

ACN Portugal

1 julho 2022

Notícia

A. AIS financia mais de 5.000 projectos para apoiar cristãos perseguidos em todo o mundo

Em 2021, a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) interveio em 132 países. A guerra na Ucrânia, bem como a situação dos cristãos na Nigéria, Síria e Líbano são muito preocupantes.

Christian Chavez/AP

28 junho 2022

Notícia

A. Quatro padres e uma religiosa assassinados numa semana

Mortes Ocorreram no México, Haiti e Nigéria.