Arquidiocese de Braga

REPAM

29 julho 2022

A. Rede Eclesial Amazónica anuncia nova presidência, incluindo duas mulheres

Nesta nova etapa, foram criadas três vice-presidências como “parte de uma nova configuração após um profundo processo de diálogo”.

27 maio 2022

Notícia

A. Nadia Coppa: “A sinodalidade na Igreja local é urgente”

A nova presidente da União Internacional dos Superioras Gerais é a voz de mais de 650.000 religiosas.

26 maio 2022

Notícia

A. Matteo Zuppi, novo presidente da Conferência Episcopal Italiana: “O meu sonho é uma Igreja capaz de estar nas ruas na Babel do mundo”.

Zuppi circula de bicicleta e escolheu morar na "Casa del clero", onde moram os padres idosos, e não no apartamento do arcebispado.

16 maio 2022

Notícia

A. Quem virá depois de Francisco?

Embora o actual Papa ainda esteja a avançar com um itinerário ambicioso de liturgias, encontros e até viagens ao exterior, é sem dúvida a etapa final do seu pontificado.

CNS photo/Benoit Tessier, Reuters

26 abril 2022

Notícia

A. Presidente dos Bispos franceses diz que resultados eleitorais mostram "ruptura crescente"

O Presidente da Conferência dos Bispos reagiu à eleição numa entrevista em francês a 25 de Abril ao Vatican News após a vitória de Macron sobre a sua opositora de extrema-direita, Marine Le Pen.

19 abril 2022

A. “Habemus Papam”: 17 anos de Bento XVI

Na tarde de 19 de Abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito o 265º Pontífice da Igreja.

17 fevereiro 2022

A. Trapistas elegem Holandês como novo Abade Geral

O Abade Bernardus Peeters, da Abadia de Tilburg, na Holanda, irá liderar a Ordem Mundial dos Cistercienses da Estrita Observância (OSCO) por um período indefinido.

Diocese de Bilbao

8 novembro 2021

A. Bilbau, a diocese sinodal que já elege o Vigário Geral por consulta

O procedimento foi lançado há seis anos, altura em que elegeu Joseba Segura, que mais tarde Roma ratificaria como bispo.

6 outubro 2021

A. Chiara Cazzuola, a nova Superiora Geral das Salesianas

O XXIV Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, que se celebra desde 17 de Setembro em Roma, elegeu a religiosa italiana, até agora Vigária Geral.

Revista Ecclesia

6 setembro 2021

A. Pe. Miguel Márquez, o novo Superior Geral dos Carmelitas Descalços

Natural de Cáceres, foi Provincial e autor de diversas publicações teológicas e espirituais.