Arquidiocese de Braga

Etiqueta Europa

14 setembro 2022

A. Uma vala comum no Mediterrâneo

Segundo a agência das Nações Unidas, mais de 1.200 pessoas morreram ou desapareceram na tentativa de chegarem à Europa este ano.

28 junho 2022

Notícia

A. Comunidade de Sant’Egídio: “Não há «efeito de atracção» maior do que a guerra e a pobreza”

O que aconteceu em Nador, em Marrocos, diante da passividade das autoridades espanholas, é consequência de um olhar egocêntrico focado num conceito de segurança fronteiriça que criminaliza a migração e não aborda as suas causas profundas.

24 março 2022

Notícia

A. “A União Europeia só avança no último minuto”

José Manuel Fernandes é deputado ao Parlamento Europeu desde 2009. Natural de Vila Verde, é coordenador do Partido Popular Europeu na comissão do orçamento da União Europeia. Aproveitamos o Trânsito de São Bento, Patrono da Europa (que foi celebrado a 21

Borja Sánchez Trillo/ EFE/ Newscom/ MaxPPP

10 março 2022

A. Refugiados daqui, migrantes dali

A Europa abriu de bom grado as suas portas às famílias ucranianas que fogem do seu país, deixando um gosto amargo aos refugiados de guerra de outros continentes que nem sempre foram bem recebidos.

25 novembro 2021

Notícia

A. Cardeal Scola: “O aparecimento de Francisco como Papa foi um murro no estômago"

Cardeal explicou que Jorge Mario Bergoglio era o que faltava para “erguer a Igreja na Europa, que sofre de fadiga”.

27 setembro 2021

Notícia

A. Gintaras Linas Grušas, o novo presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias

Presidente da Conferência Episcopal da Lituânia substitui o Cardeal Angelo Bagnasco.

4 maio 2021

A. Na crise, uma Europa chamada a ser ousada

Comunicado do Movimento dos Trabalhadores Cristãos na Europa (MTCE), por ocasião do Dia da Europa 2021.

AFP

19 abril 2021

Notícia

A. Riccardi: Para impedir o declínio da Igreja é preciso haver mais espaço para as mulheres

Fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, explica no seu novo livro que a crise da Igreja advém de motivos internos.

Vatican News

12 abril 2021

A. Cardeal Pietro Parolin preocupado com a união da Igreja

Secretário de Estado assumiu preocupação com divisões que têm abalado a Igreja e com a perda de fé na Europa.

27 outubro 2020

A. Papa Francisco pede unidade à Europa perante a pandemia

Pontífice assina mensagem no 50.º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a União Europeia.