Arquidiocese de Braga

CWC

7 outubro 2022

Notícia

A. Novo relatório pede ao Sínodo que “ouça as vozes das mulheres”

Conselho das Mulheres Católicas (CWC), que inclui mais de 60 organizações de todo o mundo, reúne-se em Roma com responsáveis do Sínodo.

Vatican Media

4 outubro 2022

Notícia

A. Stefania Giannini da UNESCO: “Não há verdadeiro desenvolvimento sem educação”

Antes do Dia Mundial dos Professores, a 5 de Outubro, a Directora-Geral Adjunta da Educação da UNESCO fala com os meios de comunicação do Vaticano sobre o papel das escolas na promoção do desenvolvimento humano integral.

Guy Aimé Eblotié/LCA

28 setembro 2022

A. A Igreja em África e as mulheres vítimas de violência doméstica

Tendo em conta a alta taxa de feminicídio e a oposição católica ao divórcio, a Igreja está a fazer o suficiente para proteger as mulheres dos abusos conjugais?

26 setembro 2022

Notícia

A. Investigação Internacional de Mulheres Católicas oferece “percepções muito ricas” ao Sínodo dos Bispos

Investigação elucida as complexas realidades da vida das mulheres católicas, as formas como expressam a sua fé e as suas relações com a Igreja institucional.

22 setembro 2022

Notícia

A. Doenças transmitidas pela água aumentam os problemas das cheias no Paquistão

Muitas ONGs da Igreja estão a ajudar as vítimas das cheias, mas a destruição é demasiado grande para fazerem muita diferença.

5 setembro 2022

Notícia

A. Igreja Argentina toma consciência do clericalismo, saboreia a sinodalidade e pede para se acabar  com o poder piramidal

"Escuta, diálogo e inclusão são reivindicações para viver dentro e fora da Igreja, como necessidades cruciais deste tempo."

Vatican Media

1 setembro 2022

Notícia

A. Relatórios sinodais de todo o mundo levantam questões como o clericalismo e as mulheres

Os dois maiores problemas que aparecem uma, e outra, e mais uma vez nas Sínteses Sinodais: o clericalismo e o lugar das mulheres na Igreja.

REPAM

29 julho 2022

A. Rede Eclesial Amazónica anuncia nova presidência, incluindo duas mulheres

Nesta nova etapa, foram criadas três vice-presidências como “parte de uma nova configuração após um profundo processo de diálogo”.

28 julho 2022

Notícia

A. Adoradoras pedem melhor prevenção e detecção de casos online para conter o tráfico

A província da Europa-África das religiosas indica que a pandemia e a guerra agravaram a vulnerabilidade das vítimas de tráfico para fins de exploração sexual.

25 julho 2022

A. A reforma da Igreja é sistémica e não pessoal

As discussões no Conselho Plenário da Igreja Católica Australiana mostraram profundas divisões entre os reformadores e aqueles que se encontram apegados ao “status quo”.